sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/04/2015 | 17:37

Meio Ambiente na Construção Civil - visitas técnicas e sucesso de público marcaram o encontro

O Encontro Nacional da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que aconteceu em Balneário Camboriú nos dias 26 e 27 de março na sede do Sinduscon, encerrou com visitas técnicas, sucesso de público e elogios dos participantes. O encontro acontece a cada dois meses e esta foi a primeira vez que saiu do eixo São Paulo-Brasíia, sendo realizado em Balneário Camboriú. Conforme o presidente do sindicato, Carlos Humberto Metzner Silva, foi um grande prazer receber o grupo de participantes que, inclusive, superou as expectativas de público. “Recepcionamos cerca de 50 representantes de Sinduscons do Brasil, e ficamos felizes por termos superado as expectativas do grupo, pela programação de visitas a canteiros de obras e pelo grande interesse demonstrado pelo perfil de nossas obras”, completa Silva.

 

Uso racional e reuso da água, eficiência energética nas edificações, tratamento dos resíduos da construção e contribuições da construção civil para os desafios da crise hídrica foram alguns dos temas em debate no primeiro dia do encontro. Após o pronunciamento do presidente da entidade anfitriã, do vice-presidente regional da Fiesc, Mauricio César Pereira, e do presidente da Comissão Nacional do Meio Ambiente, Nilson Sarti, foram apresentados cases de empresas associadas ao Sinduscon que, no dia seguinte, seriam visitadas. Cada uma delas se dispôs a apresentar uma obra em estágio diferente das demais para que todos os participantes pudessem conhecer melhor aspectos construtivos destes empreendimentos.

 

Após a apresentação dos cases, foi dado início à apresentação de assuntos relacionados ao meio ambiente. A primeira apresentação abordou o tema “Mapeamento e Disseminação de Incentivos Econômicos para Construções Sustentáveis”, seguido por “Eficiência Energética em Edificações”, e informes envolvendo atividades da CMA, como novas propostas da comissão para o tema “Água, Materiais e Resíduos”, “Logística Reversa”, e “Contribuições da Construção Civil para os Desafios da Crise Hídrica”.

 

As visitas técnicas iniciaram pela manhã do dia 27, com a primeira parada no residencial Infinity Coast, da FG Empreendimentos. A obra, localizada na quadra do mar e em fase intermediária, foi visitada pelo grupo com a orientação do engenheiro responsável pelo empreendimento. Os convidados conheceram mais detalhes sobre a concretagem da última laje (espessura, amarração, entre outros detalhes técnicos), bem como o sistema de reboco de parede adotado pela construtora.

 

Na Construtora Pasqualotto, a obra visitada foi o Yachthouse, que está sendo edificado dentro da Marina Tedesco e se encontra em fase de fundação. Os visitantes ficaram impressionados com o porte que a obra terá e com o ineditismo da proposta, por estar localizado dentro de uma marina. “Foi uma grata satisfação a realização deste encontro em Balneário Camboriú. As visitas técnicas foram excelentes, pudemos ver vários exemplos de boas práticas na engenharia, uso de tecnologias diversas e preocupação constante com a segurança dos funcionários. Gostamos também da logística dentro dos canteiros de obras”, avaliou Ivanor Fantin, um dos participantes do encontro e assessor Técnico da Área de Engenharia do Sinduscon Paraná.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS