quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/03/2015 | 14:16

Mais de 40 escolas de Itajaí participam de projeto que usa teatro para despertar consciência ambiental

Além de esporte, o município vai respirar teatro e sustentabilidade em abril. No próximo dia 6, a Téspis Cia de Teatro dá início ao projeto "Reciclando com Arte" que contempla a apresentação do espetáculo teatral “Cabeça de Papel” para 41 escolas da Rede Municipal de Ensino do município portuário. Até outubro, cerca de 22 mil alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, de 20 bairros da cidade, serão apresentados ao projeto que visa despertar a atenção deste público para questões ambientais, por meio de atividades lúdicas. As atividades são gratuitas e abertas também aos moradores das proximidades de cada escola. “Nós acreditamos que o teatro é um potente agente transformador da sociedade. A arte pode servir como veículo para uma educação mais plena, contribuindo para que ele se torne um cidadão mais consciente, crítico e atuante na comunidade na qual está inserido”, explica Denise da Luz, coordenadora do projeto. Em cada escola serão realizadas duas sessões: uma pela manhã e outra à tarde, totalizando 82 apresentações durante o cronograma.

            O projeto "Reciclando com Arte" foi um dos cinco selecionados em Santa Catarina para receber patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental. A seleção contou com 297 projetos inscritos, para os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao final do processo, 57 projetos foram contemplados, incluindo o da Téspis, cuja proposta se enquadrou nos critérios socioambientais sugeridos pela Petrobras.  O projeto também conta com apoio do Sesc Itajaí e parceria da Secretaria de Educação.

            Além das apresentações teatrais, os alunos participarão de workshop de construção de bonecos de sucata. A intenção é discutir a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis. Aproximadamente 500 professores de Educação Artística e do Ensino Fundamental também participarão de oficinas sobre construção e manipulação de bonecos com materiais recicláveis. “É importante que os professores estejam preparados para dar continuidade à discussão e conscientização da proposta do nosso projeto. Com as oficinas, os profissionais poderão aplicar as técnicas em sala de aula”, comenta Denise. 

 

O espetáculo

             “Cabeça de Papel" utiliza o teatro de formas animadas e tem como tema e linguagem a reutilização criativa de materiais recicláveis. Todos os elementos utilizados em cena, como os bonecos, cenários, adereços e figurinos, são confeccionados com sucata. Inspirado também na cultura das ruas, como o grafite e o hip hop, chama atenção para o respeito às diferenças, sobretudo das classes marginalizadas. O personagem central, Cabeça de Papel, é alguém que vive num lixão e se alimenta do que as pessoas jogam fora. Aos poucos vai aprendendo a transformar objetos e todo tipo de lixo que encontra em outras formas, que servem como ferramenta para que ele próprio se transforme. E aos poucos o entorno vai ganhando cores, luzes, sons e um novo mundo vai surgindo. Além da coordenação do projeto por Denise da Luz, o espetáculo tem direção artística de Max Reinert e a atuação dos atores/manipuladores Jônata Gonçalves, Cidval Batista e Mayara Conceição.



Programação de abril
Dia 6 (segunda-feira) - 10h e 14h
- C.E Prof. Cacildo Romagnani

Dia 9 (quinta-feira) - 10h e 14h 
- E.B. José Potter

Dia 13 (segunda-feira) - 10h e 14h
- E.B Melvin Jones

Dia 14 (terça-feira) - 10h e 14h 
- E.B Pref. Alberto Werner

Dia 15 (quarta-feira) - 10h e 14h
- E.B Proº Martinho Gervasi

Dia 16 (quinta-feira) - 10h e 14h
- G.E Jorge Domingos Gonzaga

Dia 22 (quarta-feira) - 10h e 14h
- E.B Aníbal César

Dia 23 (quinta-feira) - 10h e 14h 
- A.B Arnaldo Brandão

Oficina para Professores
Ministrantes: Max Reinert e Cidval Batista
Dia 7 (terça-feira) - 8h30min às 12h30min (primeira turma) e 14h às 18h (segunda turma)
Dia 8 (quarta-feira) - 8h30min às 12h30min (primeira turma) e 14h às 18h (segunda turma)


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS