quinta, 18 de abril de 2024
Geral
Foto: Victor Schneider
22/03/2015 | 10:50

Mais de 600 voluntários participam do “Juntos pelo Rio e unidos contra a dengue”

Quem passou pelo Saco da Fazenda ou pelas regiões ribeirinhas entre Itajaí e Navegantes percebeu uma movimentação fora do comum na manhã deste sábado (21). Isso, porque mais de 600 voluntários do projeto “Juntos pelo Rio e contra a dengue” participaram do mega mutirão de limpeza das encostas do rio Itajaí-açu nas duas cidades. O programa, que faz parte da programação da Itajaí Stopover – Volvo Ocean Race, teve uma função especial neste ano: intensificar ações nas regiões propícias para o aparecimento de novos focos do mosquito transmissor da dengue. Além do trabalho de limpeza, os motoristas que trafegaram nas principais ruas de Itajaí foram abordados em uma blitz educativa sobre a doença.
A movimentação dos voluntários teve início às 8h. Em Itajaí, a concentração de pessoas foi feita no Centreventos e, logo após um café da manhã, as equipes foram direcionadas, por terra e pela água, para os trechos de limpeza das encostas.
Todo o lixo recolhido foi concentrado inicialmente no ferryboat, de onde foi transportado por caçambas da Secretaria de Obras até os locais de separação e pesagem dos resíduos. Parte do material coletado será reutilizado por cooperativas de reciclagem e, o que não puder ser reaproveitado, será direcionado ao aterro sanitário de Itajaí. A soma do volume retirado nas duas cidades deve ser divulgada na próxima semana.
O projeto “Juntos Pelo Rio” é uma das heranças deixadas pela passagem da Volvo Ocean Race por Itajaí em 2012, quando foi organizado o primeiro mutirão para o recolhimento de entulhos nas margens dos rios, especialmente o rio Itajaí-açu, antes da realização do evento. Desde então, todos os anos sempre no mês de março, em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março), organizadores e um mutirão de pessoas voluntárias se unem para repetir a ação.

Blitz contra a dengue
Enquanto parte dos voluntários trabalhava na coleta de lixo, membros do Grupo de Escoteiros e da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), abordaram cerca de 800 motoristas em diferentes pontos da cidade. Na blitz educativa, além de receberem panfletos com orientações sobre como evitar novos focos de proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor), os motoristas foram alertados sobre como identificar são os sintomas da doença.

Órgãos que estão Juntos pelo Rio
As entidades públicas e privadas que apóiam o Juntos pelo Rio 2015 são: Prefeitura Municipal de Itajaí, Secretarias de Obras, Saúde, Educação, Defesa Civil, Porto de Itajaí, SEMASA, FAMAI, Câmera de Veradores, Navegação Santa Catarina, Marinha do Brasil, Associações Náuticas de Itajaí (ANI) e Navegantes (ANA), IFSC, Univali, CEPSUL, Navschip, Grupo de Escoteiros, SESC, Chilicom, Instituto Anjos do Mar, APM Terminals, Portonave, Trocadeiros, Poly Terminais, Képpel, Huismann, Braskarne, Gomes da Costa, Acquaplan, Itajaí e Navegantes Práticos, Hidrotopo, Recinave, Cooperfoz, Recinave, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, Bombeiros Voluntário de Navegantes, Ecosorb, FATMA, EPAGRI, FUMAN, Ambiental Transportes de Resíduos e Ambiental Limpeza Urbana.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS