quinta, 18 de abril de 2024
Geral
12/02/2015 | 13:40

Previsão do tempo para o carnaval aponta risco de chuva forte

O carnaval começa com tempo mais instável em Santa Catarina e pancadas de chuva no decorrer da sexta-feira (13), devido ao avanço de uma frente fria, que aumenta o risco de temporais com chuva forte, ventania e granizo isolado.

No sábado (14), ainda há chance de chuva, moderada a forte no setor norte do Estado na madrugada e manhã, com aberturas de sol no decorrer do dia em direção ao oeste e sul. No domingo (15), retornam as pancadas de verão, isoladas e passageiras, que se mantém nos dias seguintes. 

O calor diminui e a temperatura máxima fica próxima de 27 a 28ºC na maioria das regiões no período. No litoral, o sol deve aparecer em boa parte dos dias, especialmente entre domingo (15) e terça-feira (17). Entre o sábado (14) e a segunda-feira (15), o vento sul mais intenso deixa o mar mais agitado no Litoral Catarinense, com picos de onda em torno de 1.5 a 2.0 m e atenção para pequenas embarcações.

Fonte: Observatório Nacional-MCT / Lab. Climatologia do CTTMAR - UNIVALI / CPTEC-INPE / EPAGRI-CIRAM / INMET / Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) / Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

Carnaval em Itajaí
A cidade não terá desfile de carnaval neste ano de 2015. Assim, os recursos municipais, da ordem de R$ 400 mil, que seriam destinados aos desfiles das entidades carnavalescas, serão destinados à intensificação das ações de combate à dengue em Itajaí, que já totalizam 93 casos confirmados na cidade, através do último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com a previsão de chuva para o carnaval e as constantes pancadas de verão, os moradores devem sempre ficar atentos para pontos de sua residência que possam ser propícios para a proliferação do mosquito "Aëdes aegypti", que são locais com acúmulo de água.

A prevenção é a única arma contra a doença, por isso, é importante não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Verifique todo o seu imóvel, vire de ponta cabeça os recipientes que possam acumular água e coloque areia nos vasos de plantas.

Desde o dia 31 de janeiro, a Defesa Civil está recebendo denúncias da população de locais com água parada. Todos os casos são avaliados pelos agentes da cidade, que eliminam os focos e orientam a população. Em caso dos terrenos baldios com entulhos, são repassados aos fiscais da Secretaria de Urbanismo para vistorias e aplicação de multas.

As denúncias podem ser feitas pessoalmente, na sede da Defesa Civil, ou por telefone, através do 3341-6199 ou 199, 24 horas por dia.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS