sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/01/2015 | 08:52

Proibição de estacionar à noite em Cabeçudas gera indignação

A notícia de que a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) passaria a multar e guinchar veículos que estacionem no bairro Cabeçudas, após as 22h, deixou muitos moradores descontentes. Em um debate aberto na página do Facebook do Jornal dos Bairros, que teve 232 curtidas, 147 pessoas opinaram sobre a proibição. O leitor Glaucio Pedra da Silva acredita que a decisão beneficiou somente uma parcela da população de Itajaí, sem levar em consideração os demais itajaienses.

Já para Thayse Fernandes, não havia necessidade de proibir de estacionar, mas sim de melhorar a fiscalização. “Coloca fiscalização adequada que tudo se resolve. Proibir estacionamento em local público está virando moda aqui em Itajaí. Daqui a pouco teremos que colocar nossos veículos nas cidades vizinhas e andar a pé na cidade”, critica.

Já Francieli Bedin defende que falta bom senso das pessoas que frequentam o bairro após às 22h. “Se o povo fosse um pouco mais educado em relação ao lixo e um pouco menos exagerado com o barulho, nada disso seria necessário! E Cabeçudas é um bairro residencial, se querem bagunça, porque não fazem na frente de suas casas?”, questiona ela.

Leonardo Filipe acredita que “a proibição não resolve o problema, pois mesmo sem estacionar, alguns ainda "desfilam" com som alto por toda a cidade, não apenas em Cabeçudas. O cidadão de bem, mais uma vez, vira refém daqueles que não respeitam as leis, lei esta, que já existe proibindo o som alto. Eles apenas migrarão para outro lugar, daqui a pouco vão proibir de estacionar na cidade inteira por causa da impunidade e falta de bom senso de alguns”, opina.

 

Bom senso

A secretária de Segurança, Susi Bellini, explica que a proibição é para o horário das 22h às 6h, período em que é proibido o som alto. Essa medida foi aplicada porque muitas pessoas estavam abusando do som alto durante à madrugada, impedindo que moradores locais pudessem ter seu devido descanso.

“A pessoas estão pensando primeiro nos direitos e se esquecem dos deveres. Tem que inverter isso. Primeiro temos que cumprir o que pede a lei, para depois exigir direitos. É preciso ter respeito mútuo, se colocar no lugar desses moradores que não conseguem dormir à noite”, pede Susi.

 

Mobilidade Urbana

A secretária acrescentou ainda que a proibição foi apenas a primeira etapa de um projeto de Planejamento Urbano, que prevê a revitalização da orla da praia de Cabeçudas. “Isso está sendo feito em diversas cidades do país inteiro, porque é uma forma mais barata de promover a Mobilidade Urbana. Então os estacionamentos naquela área serão retirados para dar lugar a ciclovias. O bairro de Cabeçudas continuará sendo um lugar democrático e acessível para todos os moradores desfrutarem do lazer, com muito respeito mútuo e bom senso”, conlui a secretária.

 

Orientação

Após comunicar a proibição, a Codetran instalou placas pela via e, nestes primeiros dias, Agentes de Trânsito estarão no local orientando e fiscalizando. O motorista que insistir em desrespeitar as normas de trânsito será autuado com multa no valor de R$ 53,20 e terá o veículo guinchado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS