terça, 16 de abril de 2024
Geral
20/01/2015 | 09:30

Defesa Civil sobrevoa áreas de encosta para monitoramento

Desde 2009, as áreas de risco são monitoradas pela Defesa Civil de Itajaí. Uma vez por ano, a coordenadoria - com o apoio da Polícia Militar, sobrevoa a cidade e fotografa as áreas de encosta para avaliar se houve aumento na ocupação irregular, e também no risco de deslizamento. “Através das fotos podemos comparar o que ocorreu nessas áreas de um ano para o outro, e estudar melhor o que deve ser feito para prevenir novas ocupações irregulares e principalmente prevenir desastres naturais, como o deslizamento de terra”, explica o coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.

O voo foi realizado na última sexta-feira (16) e durou cerca de duas horas. Foram percorridas as áreas de monitoramento desde a Praia Brava até as comunidades rurais. Quando o registro fotográfico aéreo começou a ser feito, em 2009, o foco eram as encostas com grande risco de movimentação de terra, como a morraria de Espinheiros. “Com esse trabalho o nosso geólogo conseguiu avaliar a extensão do morro que apresentava risco de deslizamento, e pudemos orientar os moradores da região e realizar trabalho preventivo”, conta o coordenador. Agora, que o município já possui o mapeamento das áreas de risco, todas são avaliadas do alto, e registradas através de foto.

Com o registro fotográfico deste ano concluído, inicia o trabalho de avaliação da Defesa Civil, que leva alguns meses para ser concluído.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS