quinta, 28 de março de 2024
Geral
Barcos pesqueiros ancorados no meio do rio Itajaí Açu
05/01/2015 | 14:44

Setor Pesqueiro paralisa Complexo Portuário de Itajaí e manifesto não tem previsão de término

Mais de 130 barcos, segundo o Sintrapesca, participam da manifestação na fóz do rio Itajaí, ancorados no meio do rio, próximo à boca da barra, impedindo assim que navios entrem ou saiam dos portos que fazem parte do Complexo Portuário de Itajaí. 

Os dirigentes iriam também realizar uma movimentação com caminhões de pesca na BR 101 na tarde de hoje, mas a ideia foi descartada a princípio porque a BR já está praticamente paralisada por causa do próprio movimento de veículos.

Sindicalistas afirmam que o movimento vai continuar até que o Governo Federal anule a portaria publicada no dia 17 de dezembro do ano passado, que proíbe a captura de mais de 90 espécies de peixes, entre eles: garoupa, namorado, cações, emplasto e arraias. A determinação, se mantida, entra em vigor em 180 dias a partir da data de publicação feita em 17 de dezembro de 2014.

Fontes ligadas ao Porto de Itajaí, que é a Autoridade Portuária responsável pelo Complexo Portuário de Itajaí, que estão tentando negociar com os grevistas a passagem dos navios para entrada e saída dos portos. Inclusive, um navio de passageiros que encontra-se ancorado no Terminal de Passageiros vai poder sair sem problemas, pois já houve autorização para isso. Entretanto, a entrada dos navios mercantes será impedida, segundo os grevistas.

O Porto de Itajaí está esperando o final das negociações com os grevistas, e caso não consiga resolver o impasse, acionará o seu setor jurídico para ver quais as providências serão tomadas na justiça ou junto à Capitania dos Portos, para que o Complexo não seja prejudicado com a paralisação.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS