quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/12/2014 | 08:45

Prêmio da Música Catarinense tem três finalistas de Itajaí

Neste ano, Itajaí tem três finalistas no Prêmio da Música Catarinense - concurso cultural online aberto exclusivamente a artistas de composições autorais de estilo musical livre de Santa Catarina. Na categoria Artista Revelação, concorrem a cantora Ruca Souza e o Grupo de Percussão de Itajaí. Já na categoria Melhor Banda, a Casa de Orates é uma das finalistas. A votação é pelo sitemusicasc.com.br/premiodamusicacatarinense. Todos os três finalistas foram contemplados este ano pela Lei de Incentivo à Cultura do Município de Itajaí.

A banda Casa de Orates integra música e imagem, transita por várias formas de arte dentro do conceito de Art-Rock. As composições apresentam elementos de rock'n’roll, rock progressivo, jazz, metal, ritmos brasileiros e latinos e música medieval. A proposta da obra é voltada para uma inserção lúdica no meio ambiente social, relacionando o homem a seus mitos e lendas folclóricas. Os elementos visuais e estéticos enaltecem o clima que ambienta os espetáculos do grupo, levando os espectadores a vivenciar experiências do cotidiano sob diferentes olhares. Casa de Orates é composta por: Darlan Martins - Contrabaixo, Júlio Mendonça - Bateria e Voz, Marcelo Azeredo - Voz, Flauta, Saxofone e Percussão, Marcio Novaes - Violão e Voz e Roberto Rosa - Guitarra, Kamila Souza - Bailarina e João Kovalski - Artes Visuais.

Ruca Souza gravou seu primeiro CD em novembro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Itajaí. O álbum intitulado “Marte” reúne 10 canções e um livreto de poesia, e ficou no top 10 dos lançamentos mais esperados do ano em Santa Catarina pela crítica e pelo público da cultura independente. Ruca começou a estudar música aos 12 anos, fez aulas de violão por curtos períodos até que se dedicou sozinha ao aprendizado do universo musical. Sua formação autodidata dá esta identidade especial ao trabalho de voz e guitarra, apreendidos com o passar dos anos. Com 17 anos começou a tocar em bares com a banda de folk-punk Himen; de 2009 a 2013 liderou a banda Café Brasilis que lançou dois EPs, um CD, um clipe e um documentário. Foi na Café Brasilis que profissionalizou seu trabalho e agora segue carreira solo.

Grupo de Percussão de Itajaí foi criado em 2007, fazendo parte inicialmente, do programa do curso de Percussão do Conservatório de Música Popular de Itajaí (CMPI). A partir de 2010, juntamente com a criação do curso de Bacharelado em Música da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), na modalidade Bateria e/ou Percussão, o grupo ampliou suas atividades e atualmente envolve acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Música da UNIVALI; professores e alunos de Bateria e Percussão do Conservatório de Música Popular de Itajaí, além de músicos da comunidade e acadêmicos de outros cursos interessados nessa área. A partir de 2011, o grupo integra o Programa PROLER do Núcleo das Licenciaturas, sendo um dos projetos de extensão da Univali incentivados com bolsa. Atualmente o grupo conta com 20 integrantes e é coordenado pelo professor Rodrigo Paiva.

Prêmio da Música Catarinense

Este ano, 298 artistas de todo o Estado inscreveram-se no Prêmio da Música Catarinense. Foram escolhidos 35 finalistas. A premiação ocorrerá no dia 17 de dezembro, em Florianópolis, no palco do Teatro Ademir Rosa. Além de troféus, o ganhador da categoria artista revelação receberá da Tagima Guitars e R$ 15 mil em equipamentos, que incluem guitarra, cubo de guitarra, baixo, cubo de baixo, bateria e um kit de microfone sem fio.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS