sexta, 29 de março de 2024
Geral
02/12/2014 | 10:07

Pacientes com dores crônicas pós-cirurgias podem participar de tratamento com uso de adesivo para combater a dor

O Centro de Novos Tratamentos Itajaí está com protocolo de estudo aberto para tratamento a base de um medicamento anestésico em forma de adesivo (emplastro), para colar no local de uma intervenção cirúrgica. Entre os critérios para participação na pesquisa estão: os pacientes que passaram por cirurgia em menos três anos e que possuem dores moderadas a graves – no mínimo de três  meses na região próxima ao procedimento cirúrgico. Segundo o médico Giuliano Santos Borges, os casos mais comuns para o uso do adesivo são cirurgias causadas por traumas, acidentes, tumores, quedas ( cirurgias ortopédicas), entre outras.

No Brasil, esse tratamento será realizado em cinco cidades: Salvador, Porto Alegre, Barretos, São Paulo e Itajaí. Já no mundo inteiro, serão escolhidos de 60 a 70 centros de pesquisas, em 17 países (da Europa e América Latina). Ao todo, serão investigados os resultados em 360 pacientes. O estudo deve ficar aberto até meados do ano que vem.

A checagem dos benefícios será feita através do uso do adesivo com Hidrogel e o outro com Hidrogel + anestésico local. A coordenadora de estudos do Centro de Novos Tratamentos Itajaí, enfermeira Karyn Albrecht Siqueira De Maman, explicou que os pesquisadores já encontraram resultados positivos em casos onde apenas o hidrogel foi usado, “isso porque o contato do produto mais gelado, refresca e alivia a dor do paciente. Já em outros casos, será utilizado a medicação para verificar e comparar qual o melhor tratamento indicado” relatou Karyn.

O Centro de Novos Tratamentos Itajaí possui ainda tratamentos sendo estudados com uso de comprimidos em pacientes que descobriram câncer de pulmão, câncer de mama em estágio avançado e lúpus eritematoso sistêmico. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS