quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/11/2014 | 08:52

Guarda Municipal é aprovada em definitivo

A Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI) votou nesta quinta-feira (20) o Projeto de Lei que cria a Guarda Municipal, que foi aprovado com 15 votos favoráveis e quatro contrários.

 

A partir da aprovação, o projeto retorna para o Executivo para que o prefeito Jandir Bellini sancione a Lei. Em seguida haverá concurso público, curso de capacitação e a Guarda Municipal poderá chegar às ruas no segundo semestre de 2015.

 

Serão 120 vagas abertas para homens e mulheres que tenham o ensino médio completo, a capacitação será de 600 horas, possivelmente pela Univali e podem ser fornecidas em parceria com as academias de polícia Civil e Militar. Durante esse período, os aspirantes recebem uma ajuda de custo e passarão por acompanhamento psicológico e preparação física.

 

“Termino essa sessão com a missão cumprida e consciência tranquila, pois se um guarda municipal conseguir salvar uma família de um bandido, eu e o saudoso Carlos Ely já contribuímos para a segurança de nossa cidade”, declara vereador Zé Ferreira.

Porto Cênico é declarado de utilidade pública e recebe homenagem

Foi aprovado, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária 263/2014, de autoria do vereador Thiago Morastoni (PT). O PLO declara de utilidade pública o Grupo Teatral Porto Cênico. O projeto recebeu 19 votos favoráveis.

 

Além disso, o grupo recebeu ainda a moção de congratulação e reconhecimento pela passagem dos 10 anos de atuação no município de Itajaí, proposta pelo vereador Giovani Felix (PT) e aprovada pelos demais vereadores. Além da realização de espetáculos teatrais, o Porto Cênico oferece ainda oficinas, cursos, palestras e festivais para o desenvolvimento da cultura no município de Itajaí.

 

Ao agradecer a homenagem, a presidente do Porto Cênico, Valéria de Oliveira, afirmou que o grupo sai feliz da Câmara de Vereadores. “A moção demonstra que o teatro e os grupos de teatro são importantes para a cidade”, ressaltou a atriz.

 

Associação Madre Teresa é declarada de utilidade pública

Foi aprovado, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária 258/2014, de autoria do vereador Osvaldo Gern (PP). O PLO declara de utilidade pública a Associação Madre Teresa, que promove trabalho voluntário, eventos sociais, arrecadação de fundos e doações para melhorias no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. O projeto recebeu 19 votos favoráveis.

 

Autorizada abertura de crédito suplementar para Secretaria de Administração

Foi aprovado, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária 269/2014, de autoria do Executivo Municipal. O PLO autoriza a abertura de crédito suplementar de até R$150 mil para atender as despesas da Secretaria de Administração. Os recursos serão repassados para a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí (ASPMI). O PLO recebeu 19 votos favoráveis.

 

Autorizado abertura de crédito suplementar para o Porto de Itajaí

Foi aprovado, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária 282/2014, de autoria do Executivo Municipal. O PLO autoriza a abertura de crédito suplementar adicional de até R$3,4 milhões para atender as despesas do Porto de Itajaí. Os recursos serão utilizados com a folha de pagamento, precatórios e a dragagem do saco da fazenda. O PLO recebeu 14 votos favoráveis e quatro abstenções.

 

Guarda Municipal de Itajaí é aprovada em segunda votação

Foi aprovado, em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar 29/2014, que cria a Guarda Municipal. O PLC, de autoria do Executivo Municipal, dispõe das competências, concurso, curso de formação e estrutura organizacional, entre outros. Com função de proteger os bens, serviços e instalações do município, a Guarda Municipal funcionará 24 horas, inclusive finais de semana e feriados.

 

O projeto foi aprovado, em segunda discussão, com 15 votos favoráveis e quatro contrários.

 

Requerimentos

 

Vereador pede que obras na BR-101 sejam realizadas no período noturno

Foi aprovado o requerimento 509/2014, de autoria do vereador Antonio Aldo da Silva – Tonho da Grade (PP), para envio de ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à AutoPista Litoral Sul. O vereador solicita a realização de estudo para que as obras da BR-101 no município de Itajaí sejam realizadas no período noturno. A medida visa evitar congestionamentos no período de festas.

 

Vereador pede instalação de lombada eletrônica na Jorge Lacerda

Foi aprovado o requerimento 517/2014, de autoria do vereador José Ferreira (PP), para envio de ofício ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). O vereador pede a instalação de uma lombada eletrônica na Rodovia Jorge Lacerda, próximo a entrada do Loteamento Santa Regina, no Espinheiros.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS