terça, 16 de abril de 2024
Geral
14/11/2014 | 09:13

Representante da Sociedade de Urologia divulga o Novembro Azul na Câmara

Durante a 72ª sessão ordinária desta quinta-feira (13) o urologista Gilberto Almeida, 1º Secretário da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), fez uso da tribuna da Câmara para divulgar o Novembro Azul. O movimento visa alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desde o início do mês a sede do Legislativo Itajaiense está iluminada com a cor azul, para marcar a adesão ao movimento.
 
Segundo Almeida, o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens e também o segundo que mais os mata no país. Ainda de acordo com o profissional, dados do Instituto Lado a Lado pela Vida, que idealizou este movimento, mostram que Santa Catarina é o Estado mais mobilizado no Novembro Azul e também o que conta com o maior número de médicos urologistas engajados na campanha, que auxiliam na divulgação da doença e para a importância dos exames que a detectam.  
 
O recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista. Os que tem fatores de risco como histórico familiar e homens negros devem procurar o médico a partir dos 45 anos. Os exames a serem realizados inicialmente são o de sangue tipo PSA e de toque retal, que devem ser realizados anualmente.
 
Na manhã desta sexta-feira (14) a SBU fará uma ação em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, na Rua Hercílio Luz, para divulgar o movimento. Já na segunda-feira, dia 17, pela manhã e no início da tarde, a ação será em frente ao Hospital Marieta.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS