quinta, 18 de abril de 2024
Geral
07/11/2014 | 12:49

Turismo de observação de aves ganha força em Santa Catarina

  Cada vez mais visitantes empunhando binóculos e blocos de notas, no intuito de conhecer de perto as aves locais, procuram as trilhas da Costa Verde & Mar para mais essa atividade junto à natureza. A observação da variada fauna é uma prática comum e admirada por europeus e vem atraindo adeptos também do Brasil. Empreendimentos privados entenderam que esse pode ser mais um caminho a ser seguido. Na área rural de Itapema, por exemplo, uma propriedade mantém restaurante, playground, tirolesa e uma grande varanda para a observação de pássaros. “A cada dia descobrimos uma espécie que até então não tínhamos visto por aqui ainda”, comenta o sócio-proprietário do lugar, Sérgio Massaneiro. Ele destaca que existem várias espécies bem comuns, como o sabiá e o gaturamo. Mas na propriedade os moradores em maior número são os saíras-militar. “Há um bando de mais de 50”, revela.

Durante o Verão, muitos visitantes estrangeiros visitam o espaço com seus apetrechos de observação. A prática já ganhou adeptos brasileiros e, vez ou outra, turistas nacionais também chegam em busca de conhecer a fauna da Costa Verde & Mar. Na Ilha de Porto Belo, placas indicam as espécies mais comuns. Uma conversa com o gerente do local, Arão Francisco Mafra Filho, também ajuda a compreender detalhes das aves que vivem naquele lugar. Com 41 anos de idade, está há 12 atuando na ilha. Trabalho que – aliado à experiência de vida e uma infância com o pé no chão, nas matas de Porto Belo – o faz conhecer bem os diferentes pássaros. “Temos muitas aves nativas, como o aracuã, a saracura-do-mato, o tié-preto e o sabiá-amarelo. Esses estão presentes o ano inteiro aqui na ilha. Pequenas aves coloridas, como as saíras-militar e a saíra-azul ou a cambacica aparecem com frequência”.

Outras ocorrem somente em determinadas épocas do ano. É o caso da juruviara, que frequenta a Ilha no Verão para fazer seu ninho. Ou a jacupemba, que ocorre no Inverno, mas ainda assim, são poucos os exemplares registrados no lugar.  Fora as aves da mata, existem outras aves que chamam atenção, como o martin-pescador, a gaivota e os urubus. “Temos um espaço junto ao museu, que é uma área espaçosa para descanso quase junto às copas das árvores. Pela manhã, existe muita atividade dos pássaros naquela região. Um verdadeiro paraíso para quem gosta de apreciar as aves”, destaca.

 

Conheça algumas espécies comuns na Costa Verde & Mar

Gaturamo-verdadeiro – É uma ave passeriforme da família Fringillidae. Também é conhecida pelos nomes de bonito-lindo, gaturamo-imitador, gaturamo-itê, guipara e gaipava (nomes atribuídos à fêmea em Santa Catarina). São aves sociais, que se alimentam basicamente de frutos.

Sabiá-amarelo – também chamado de sabiá-laranjeira é uma ave muito comum na América do Sul e o mais conhecido de todos os sabiás, identificado pela cor de ferrugem do ventre e por seu canto melodioso durante o período reprodutivo. É popular especialmente no Brasil, tendo se tornado por lei, em 2002, a ave-símbolo do país. Também está presente no emblema oficial da Copa das Confederações de 2013, que será realizada no Brasil.

Sabiá-preto – Também conhecido por sabiá-una, mede cerca de 20cm. A fêmea tem cor parda e a barriga acinzentada. O macho tem patas e bicos amarelos e é preto brilhante. Vive solitário ou em casal, em florestas úmidas de altitude.

Aracuã - Mede cerca de 45cm. Tem tonalidade marrom e, nas fêmeas, manchas brancas no pescoço. Já o macho apresenta um “colar” branco-amarelado. Alimenta-se de frutos, sementes, insetos, brotos e folhas, alguns tipos de flores, e gramíneas.

Saracura-do-mato – é uma ave gruiforme da família Rallidae. Também conhecida como siricoia, saracura e saracura-do-brejo. Se distingue de outras saracuras, tendo a cor azul-acinzentada em seu ventre, bem como em sua cabeça e pescoço.

Saíra Militar – O Saíra Militar é também conhecido como soldadinho ou verdelim no Brasil. Elas apresentam evidente faixa vermelho vivo ao redor do pescoço e coroa azul metálico no alto da cabeça. Esta ave se alimenta de insetos, pólen e pequenas frutas.

Cambacica -  A cambacica é um pássaro da família dos Coerebidae, sendo a única espécie do gênero Coereba. Tem larga distribuição nas Américas e também é conhecida popularmente no Brasil pelos nomes de sebinho, sebito e mariquita.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS