sexta, 29 de março de 2024
Geral
03/10/2014 | 16:17

Homenagens e mensagens de conscientização marcam Sessão Solene do Outubro Rosa

A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou nesta quinta-feira (2) a Sessão Solene do Outubro Rosa. Além de inaugurar a iluminação cor de rosa no prédio do Legislativo, que permanecerá até o final do mês, foram homenageadas entidades e pessoas que atuam na prevenção, tratamento acolhimento de pessoas com câncer de mama. 

O presidente do Legislativo, vereador Douglas Cristino (PSD), afirmou ser primordial a Câmara de Vereadores se envolver em ações que envolvam a saúde da população. “É por este motivo que a mesa diretora colocou em pauta a votação de uma sessão solene que marcasse, todos os anos, a adesão do Legislativo ao movimento Outubro Rosa”, destacou Douglas. 

A vereadora Dulce Amaral (PSD), que representou a bancada de situação, falou da necessidade das mulheres fazerem o autoexame como forma de prevenção e destacou os serviços públicos de saúde dos quais elas tem direito.  Já a vereadora Anna Carolina Martins (PRB), que representou a bancada de oposição, afirmou que a luta contra o câncer de mama deixou de ser solitária e que ganha cada vez mais força com as associações, que acabam preenchendo lacunas deixadas pelo poder público. 

Mariana Leone, criadora da página Câncer com Alegria, discursou representando as mulheres em tratamento. “Pensar que o câncer deve ser enfrentado com alegria desmistifica a ideia de que o paciente de câncer vai morrer. A gente até pode morrer, mas enquanto estamos aqui temos que ter força e alegria de viver”. 

As servidoras da Câmara, Lilian Terezinha dos Reis e Hilda Carolina Deola, que tiveram câncer de mama, também receberam uma homenagem da Casa. 

Confira a lista dos homenageados:

Rede Feminina de Combate ao Câncer: representada pela vice-presidente Maria da Graça Motta, foi criada em 28 de setembro de 1978, por um grupo liderado pela Irmã Dominícia, então diretora do Hospital Marieta Konder Bornhausen. O principal trabalho desenvolvido pela entidade é a prevenção do câncer do colo de útero e mama. Mais de 50 mil mulheres já foram atendidas pela Rede.

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon): representada pela Irmã Carmem Lucia Garcia, funciona desde 2008 no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. São atendidas pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde dos onze municípios que compõem a Associação da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). A Unacon realiza, em média, 1.500 consultas e 750 procedimentos de quimioterapia e hormonioterapia mensais. 

Clínica de Neoplasias Litoral: representada pelo médico oncologista Marcos antonio dos Santos Ribeiro, foi fundada em 1º de fevereiro de 2000. Além da Oncologia, também oferece atendimentos em hematologia clínica, reumatologia e cirurgia de cabeça e pescoço. A empresa tem como um dos diferenciais o serviço de nutrição e psico-oncologia. 

Associação do Câncer Amor Próprio: representada pela assistente social Fernanda Cristina da Luz, começou com Silvia Helena Cavalheiro (in memorian). Depois do tratamento, já recuperada, Silvia iniciou o trabalho direcionado às mulheres diagnosticadas com câncer de mama e já mastectomizadas. A entidade fundada em agosto de 1998, busca promover aos pacientes e familiares conforto e a assistência necessária, além de ajudar na reintegração no convívio social. 

Associação de Amparo às Pessoas com Câncer: representada pela assistente social Teresa Molina Sonsin, é uma entidade filantrópica que atende pessoas de baixa renda com câncer. Já foram atendidas 325 famílias, que receberam o auxílio com cesta básica, leite integral, suplementos alimentares, fraldas geriátricas, roupas e suporte social, psicológico e jurídico. 

Blog Câncer com Alegria: representada por Mariana Leone, página no Facebook criada em dezembro de 2013 por Mariana Leone. O objetivo é ajudar os pacientes oncológicos a encarar o câncer com alegria e elegância. Mariana realizou uma campanha de doação de lenços e perucas para as pessoas que perderam o cabelo com o tratamento. A página possui mais de três mil seguidores.  

Grupo Apaixonados pela Vida: representado pela enfermeira Pâmela Cabral Finato,criado em abril de 2014 trabalha na interação dos pacientes com o meio social, com a finalidade de proporcionar mais qualidade de vida e bem estar nas dependências do setor oncológico do Hospital Marieta. 

Associação Madre Teresa: representada pelo presidente, o empresário, Marco Aurélio Seára Jr., fundada em agosto de 2013 reúne membros da sociedade civil organizada, voluntários, na busca de recursos para a conclusão do Complexo Madre Teresa, um prédio de 15 andares e 201 leitos distribuídos em mais de 21 mil metros quadrados. A estrutura vai abrigar, entre outros setores, um pronto socorro, novo centro cirúrgico e a tão esperada nova unidade de alta complexidade em oncologia. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS