sexta, 29 de março de 2024
Geral
02/10/2014 | 14:05

JASC 2014: Competidores além das fronteiras

Ano após ano Itajaí vem tendo representatividade no cenário esportivo. Um reflexo disso são participações recentes nas competições organizadas no Estado. Por exemplo, os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), onde nas duas últimas edições o município brigou pelo título geral do evento. Neste ano, não será diferente, ainda mais pelo fato de os 54º JASC, serem realizados na cidade, entre os dias 15 e 25 de novembro.

Um dos motivos para estar entre os melhores é porque grande parte dos atletas que representam a cidade nas competições integram as Seleções Catarinense e Brasileira de suas modalidades. Atualmente, o itajaiense pode se orgulhar em ter atletas que se destacam em diversas competições nacionais. Entre eles, estão o velocista Rodrigo Pereira do Nascimento, o triatleta Diogo Sclebin e a atleta da bocha Juceli Padilha dos Santos.

 

O velocista do atletismo

Quando foi a primeira vez à Pista Municipal de Atletismo, o itajaiense Rodrigo Pereira do Nascimento, de 20 anos, não esperava se destacar e hoje representar a Seleção Brasileira em competições internacionais. Ele conta que, no início, não entendia muito sobre a modalidade e que ia apenas para correr. Com o passar dos anos, a brincadeira acabou se tornando responsabilidade. E a diversão virou competição.

Tudo isso só foi possível, de acordo com ele, porque teve o apoio do técnico Luciano Moser, que o incentivou e viu o seu talento. “Vi que estava sendo bom, o professor acreditou e eu resolvi ficar. Hoje vendo o meu nome ser lembrado na Seleção é um orgulho imenso”, conta.

Neste ano, o velocista conseguiu se classificar para o Sul-Americano Sub-23 e representa o Brasil mais uma vez numa competição internacional. Tendo a especialidade nos 100 e 200 metros, ele espera se destacar e ajudar seus colegas de equipe a levantar mais uma vez o título dos JASC, desta vez, com o apoio de familiares e em Itajaí.

 

A primeira vez de Juceli

Natural de Capinzal (SC), Juceli Padilha dos Santos representa o município há dois anos em competições estaduais e nacionais. Na bocha desde 2000, a atleta terá, pela primeira vez, a oportunidade de estar na Seleção Brasileira da modalidade neste ano. No dia 13 de outubro, ela estará com a delegação do Brasil no Mundial da China.

Os resultados que lhe fazem chegar a este ponto são expressivos. Pipa, como é conhecida, foi vice-campeã nos JASC de 2013. Em 2014, também foi vice-campeã do Brasileiro representando Itajaí. Para este ano, em casa, ela, juntamente da equipe da cidade, busca conquistar o troféu geral da competição. Para isso, treina todos os dias para chegar preparada na principal competição do Estado.   

Sobre os Jogos Abertos na cidade, a atleta diz que está treinando em busca de preparação. “Procuro jogar e treinar todos os dias para chegar bem preparada”, conta a atleta, que também se organiza para fazer a primeira viagem e vestir a camisa do Brasil.

 

O superatleta do Triathlon

Há seis anos em Itajaí, Diogo Sclebin tem mais características da cidade que lhe abraçou do que o Rio de Janeiro, onde nasceu. No município catarinense, o triatleta se prepara para o seu sétimo JASC. Sclebin é hexacampeão da competição e, de acordo com o técnico da modalidade, José Wilson, vai brigar mais uma vez pelo título.

O triatleta é o 19º no ranking olímpico, dos quais os 54 primeiros se classificam para os Jogos Olímpicos. Para estar entre os melhores, ele diz que Itajaí representa muito em sua carreira. Por conta disso, estava se preparando para viajar enquanto respondia as perguntas. No próximo domingo (05), defende a Seleção Brasileira em mais um Mundial, no México.

Diante de tantas competições, os JASC, para ele, é um torneio bem expressivo. Sendo o último em que ele compete no ano, busca o heptacampeonato da competição e comemorar a conquista pela primeira vez em casa. “É a última competição do ano. Venho de competições internacionais e a preparação é a mesma”, encerra.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS