sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/09/2014 | 08:36

Pascoal Meirelles comemora 50 anos de carreira em Itajaí

Baterista, compositor, arranjador e chefe de conjunto com visibilidade internacional. Essas são umas das peculiaridades de Pascoal Meirelles, que nesta quarta-feira (10) comemora 50 anos de carreira em Itajaí, durante o 17º Festival de Música. O show comemorativo será às 21h, no Teatro Municipal, e contará com a presença do pianista Rique Pantoja, o baixista Arthur Maia e o saxofonista Marcelo Martins.

Autodidata, Pascoal Meirelles começou a tocar aos 4 anos de idade, e aos 16 iniciou sua carreira profissional tocando em clubes noturnos. Pascoal começou a fazer jazz na época em que os adolescentes curtiam rock and roll. Em Belo Horizonte, onde nasceu, montou a primeira banda de jazz da cidade – a Tempo Trio, junto com Helvius Vilela (piano) e Paulinho Horta (contrabaixo). Ali começava a carreira profissional de Pascoal Meirelles. Pouco tempo depois, aos 16 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado para ser baterista da orquestra que iria tocar na inauguração do Canecão. A partir dali, novos trabalhos foram surgindo. Dentre eles, com Elis Regina durante toda a gestação de Maria Rita. Logo após o nascimento da cantora, Pascoal Meirelles já trabalhava fazendo trilhas sonoras para novelas na Rede Globo. Através desse trabalho, o diretor da empresa Boni escolheu três músicos e pagou bolsa de estudos na Berklee College of Music, em Boston: Marcos Montarroyos, Leo Gandelman e Pascoal Meirelles que se tornou o primeiro baterista brasileiro graduado.

Após quatro anos de estudo no exterior, voltou para o Brasil cheio de ideias, e montou o grupo Cama de Gato com Rick Pantoja, Artur Maia e Mauro Senise. O primeiro álbum do grupo, intitulado Cama de Gato, em 1986, teve grande sucesso no mercado brasileiro e internacional, vendendo 75 mil cópias no seu lançamento – um verdadeiro recorde para a época.

A lista de cantores e músicos com os quais dividiu palco e disco após o retorno ao Brasil é grande: Gonzaguinha, Hélio Delmiro, Maysa, Wagner Tiso, Chico Buarque, Edu Lobo, Luís Bonfá, Elis Regina, Tom Jobim (com quem gravou o histórico disco Terra Brasilis, de 1977), Ivan Lins.Ganhou indicações a prêmios como o Sharp como melhor arranjador pelo disco Paula e o Tim como melhor disco por Tributo á Art Blakey. Participou como instrumentista convidado de vários festivais internacionais de Jazz.

Na parte educacional é professor convidado para lecionar não somente de bateria como MPB, nas melhores Universidades do Brasil e do Mundo. Em 2010, foi chefe do departamento de percussão e professor de MPB da Berklee University of Music- Ecuador/Network. Lançou em DVD a peça escrita por ele para três baterias denominada TRIUNVIRATO e ainda um livro didático pela editora Irmãos Vitalle chamado “A Bateria Musical”.

O baterista Pascoal Meirelles viu o Festival de Música de Itajaí nascer e é um dos que mais participaram do festival. Durante sete anos seguidos ele ministrou oficinas de bateria e prática de conjunto para os instrumentistas locais. “Voltei a contribuir com muita alegria com o festival ano passado, retornando às aulas de bateria. Este ano estarei com o curso de práticas de conjunto e ritmos nordestinos” conta o músico. As oficinas ministradas por Pascoal Meirelles são umas das mais procuradas.

E neste ano, a participação de Pascoal Meirelles no Festival de Música de Itajaí será ainda mais especial. É que na cidade ele vai comemorar 50 anos de carreira e 70 anos de idade. “Completar 50 anos de carreira e estar atuante no mercado de trabalho tão concorrido onde a cada dia surgem talentos da nova geração é uma alegria imensa. Comemorar essa marca tão importante em um festival, com meus amigos, colegas de trabalho tão importantes e presentes em várias fases da minha carreira torna tudo ainda mais especial” falou o baterista.

E, Pascoal está se sentindo em casa, em Itajaí. “Tive relacionamento musical e profissional com quase todos os participantes desta edição do festival. Com a Rosa Passos, a acompanhei no Festival de Bern na Suíça. Com Rique Pantoja e Arthur Maia formamos a primeira edição da prestigiada banda Cama de Gato. Estive com Leo Gandelman durante quatro anos no Berklee College of Boston-USA. Ou seja, me sinto em casa nesta semana tão importante para a minha vida musical, pois completo 50 anos de estrada e também 70 anos de vida, no dia 11 de setembro” conta.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS