sexta, 19 de abril de 2024
Geral
28/08/2014 | 14:18

Horto Municipal tem estrutura que permite produzir 260 mil mudas ao ano

O Horto Municipal Padre Raulino Reitz passou por uma grande reforma. A estufa, que antes era feita de eucalipto e tinha 10 metros de comprimento por 10 metros de largura, ganhou estrutura metálica e agora tem 15 metros de comprimento por 15 metros de largura. Além dela, o Horto tem um novo depósito, onde é armazenado substrato e material orgânico e é fermentado, o que antes não era possível. Antes, as atividades administrativas do do Horto ficavam junto à Secretaria de Obras. Agora, o departamento tem escritório próprio, onde os responsáveis podem participar diretamente e efetivamente das ações desenvolvidas no local. A reforma iniciou em 2013 e terminou este ano.

Com 3.400 m² de extensão, o Horto de Itajaí produz de 220 a 260 mil mudas por ano. Conta com 12 funcionários que trabalham no manuseio interno, desenvolvendo atividades que vão da compostagem do solo, semeadura e repicagem à irrigação, que após passarem por todo processo, vão para os canteiros das avenidas, praças, igrejas e escolas itajaienses, onde são plantadas por outros 32 funcionários. A troca das flores acontece de acordo com as especificidades de cada espécie, algumas precisam ser trocadas a cada 90 dias, outras podem ser substiuídas a cada sete meses.

Antigamente os canteiros da cidade eram apenas preenchidos por flores em formato de círculos, mas a partir de 2010 eles passaram a ter desenhos, onde a cada ano é criado um novo design para cada canteiro da cidade. Agora estão sendo feitos novos desenhos na Praça Genésio Miranda Lins, junto à Avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio), que estão previstos para ficarem prontos até a próxima quarta-feira (03).

Outra novidade que chegará aos canteiros da cidade é o novo modelo de canteiro, onde são colocados vários vasos de flores que crescem e preenchem toda a estrutura, criando um “arbusto” todo feito de flores. “A gente mudou muito os pontos da cidade, a praça do píer, por exemplo, por muitos anos só tinha verde, hoje a gente colocou um colorido, já que é uma recepção dos barcos e navios que chegam à cidade”, explica o Diretor de praças e jardins, Luiz Antonio Marcos.

Também a partir de 2010, o Horto passou a levar aos bairros de Itajaí as flores que sobram do plantio dos canteiros da cidade, numa ação que vem ao encontro do programa “Itajaí Mais Linda”. Semanalmente, é disponibilizado o cronograma de onde o caminhão distribui as flores. São quatro mil mudas doadas por dia, com o limite de 20 mudas por pessoa. A distribuição inicia às 08 horas e segue enquanto houver flores para doação. No Horto Municipal não é feita doação de flores à população.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS