sábado, 20 de abril de 2024
Geral
15/08/2014 | 08:40

Grupos discutem propostas no fórum da Mobilidade Urbana Sustentável

A Câmara de Vereadores de Itajaí, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí, realizou ontem (13) as primeiras discussões do Fórum da Mobilidade Urbana Sustentável de Itajaí. Os inscritos dos grupos temáticos Meios de Transporte Coletivo e Mobilidade Regional e Metropolitana se reuniram para sugerir melhorias para a cidade.

O primeiro Grupo Temático (GT), o de Meios de Transporte Coletivo, foi mediado pelo arquiteto Nazareno Stanislau Affonso Neto. Entre os principais pontos levantados está a necessidade da população não depender somente do poder público, mas de se envolver com os projetos. Outro assunto discutido neste GT, segundo o vereador Afonso Arruda (PMDB), foi a Lei de Mobilidade do Governo Federal e o Plano de Mobilidade que o município tem que apresentar até abril de 2015.

Já o GT Mobilidade Regional e Metropolitana foi mediado pelo professor Francisco Antônio dos Anjos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria. A falta de um projeto regional, o protagonismo de Itajaí como centro regional e os problemas nas principais saídas dos municípios foram os destaques.

O Fórum da Mobilidade Urbana Sustentável é realizado pela Câmara de Vereadores de Itajaí e a Univali, com apoio da Prefeitura de Itajaí, Semasa, Porto de Itajaí, ACII, CDL e Intersindical e teve início em junho deste ano. O objetivo é estimular a participação da sociedade na busca de soluções para uma mobilidade urbana sustentável.

Ainda serão realizadas duas rodadas de discussões do Fórum. No dia 10 de setembro reúnem-se os grupos temáticos Transportes Alternativos e Multimodais e Mobilidade Urbana e o Impacto Social. Já em 8 de outubro acontecem os encontro dos GTs Mobilidade Turística Sustentável e Mobilidade e Logística de Transporte. As inscrições para a participação das discussões são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail cvi@cvi.sc.gov.br.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS