sexta, 19 de abril de 2024
Geral
14/08/2014 | 16:13

Hospital de Itajaí recebe recursos do Programa de Eficiência Energética da Celesc

O Programa de Eficiência Energética da Celesc Distribuição está instalando 967 lâmpadas, 527 luminárias, 26 condicionadores de ar e cinco refrigeradores no Hospital Infantil Pequeno Anjo, da Fundação Univali, em Itajaí. As obras iniciaram no dia 30 de julho e devem ser concluídas na última semana de agosto. O hospital beneficiado será responsável pela operação e manutenção dos equipamentos.

O investimento da concessionária de energia elétrica chega a R$ 224 mil e cumpre determinações do órgão regulador – Agência Nacional de Energia Elétrica – no sentido de economizar energia para reduzir a demanda no horário de ponta (das 18h30min às 21h30min), além de difundir os conceitos e as práticas de eficiência energética na área de concessão da empresa.

Com as medidas adotadas, a expectativa é que o Hospital Infantil Pequeno Anjo tenha uma redução de 15% no consumo de energia. Na fase final do projeto, está prevista uma palestra aos funcionários da instituição para falar sobre o uso racional da energia e os resultados das ações realizadas.

Nove instituições já foram atendidas até o momento com a instalação desses equipamentos, e outras 25 também serão contempladas. O projeto atenderá 34 hospitais de 29 municípios catarinenses com investimento de R$ 7,5 milhões.

Os trabalhos iniciaram em 2013, e vão até julho de 2015. Para tanto, a Padoin Engenharia de Criciúma foi contratada por meio de pregão eletrônico para realizar todas as etapas do projeto: o pré-diagnóstico, a medição do consumo de energia dos equipamentos antigos e a elaboração do diagnóstico energético, a substituição de equipamentos, o encaminhamento dos antigos para descarte.

A última etapa diz respeito à medição do consumo de energia e à elaboração do relatório de cada hospital e de todo o projeto Hospitais Filantrópicos II. Na próxima semana, a partir de 19 de agosto, começam as atividades no Hospital Municipal Santo Antônio, de Guaramirim, para a troca de 607 lâmpadas, 421 luminárias e 18 condicionadores de ar.

Hospitais já beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética da Celesc: H. Dona Helena, H. Bethesda, H. São José e H. Jeser Faria (Joinville); H. Vila Itoupava e H. Santo Antônio (Blumenau); H. Imaculada Conceição (Nova Trento); Hospital Evangélico (Brusque) e Hospital Pequeno Anjo (Itajaí).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS