Neste domingo (1º), Itajaí (SC) irá receber um espetáculo inédito de Fado. Interpretado pela fadista Célia Pedro, uma das maiores expoentes do Fado no Sul do Brasil, o show ?Tudo isto existe, tudo isto é fado? ocorre no Teatro Municipal de Itajaí, com ações cênicas, poemas de Fernando Pessoa, Alfredo Marceneiro (grande compositor de fados) e Castro Alves, intervenções audiovisuais e letras profundas, carregadas de sentimentos, como saudade, dor e ciúme. Os ingressos custam R$40 (inteira) e R$20 (meia com um cobertor/manta para doação ao Asilo Dom Bosco).
O fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica e guitarra portuguesa. Foi elevado à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em Novembro de 2011. Célia Pedro é a real representante deste gênero musical há mais de 15 anos. Nesta trajetória já gravou três CDs e um DVD inteiramente dedicados ao Fado. E para comemorar suas Bodas de Cristal, nasce o espetáculo musical ?Tudo Isto Existe, Tudo Isto É Fado?, uma celebração a este gênero musical, acrescentado aos temperos brasileiros.
Mesmo sendo referência no que diz respeito à propagação cultural e sendo totalmente caracterizada por sua colonização, a cidade de Itajaí não possui nos históricos, algo que se assemelhe a este projeto musical. ?O objetivo deste show é a difusão do gênero, da sua história e da sua importância para os contextos sociais, pois falar em Fado é falar em Açores, ao mesmo tempo em que se associa aos colonizadores da região Itajaiense, ou seja, este projeto será um resgate das raízes históricas e uma propagação desta qualidade musical?, completa a fadista Célia Pedro.
PÚBLICO
Este espetáculo destina-se àqueles interessados em apreciar o Fado e àqueles que pretendem conhecer este gênero, principalmente adultos e terceira idade. Porém, não há classificação. Além do que, o espetáculo contará com as interferências cênicas, propiciando a dinâmica essencial para todas as idades.
PARTICIPAÇÕES
?Tudo isto existe, tudo isto é fado?, terá participações dos músicos Cristiano Mendonça (no piano), Helinton Bettes (guitarra portuguesa) e Zé Carlos e Seu Rui (violão). O espetáculo terá a inserção de músicas tradicionais ao Fado, seguindo a seguinte lógica em seus três blocos: o clássico (fados tradicionais, ditos ?chorosos?), o folclórico (fados ditos ?festivos?) e o boêmio (fados tradicionais, ditos ?noturnos?). Para completar, o projeto contará com a participação da Cia. Teatral Ilustríssimos Senhores e Karma, ambos de Itajaí, que irão ilustrarar os entreatos com jogos cênicos e poesias.
PATROCÍNIO
Os dois eventos estão sendo viabilizados pelo Edital Elizabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, da Fundação Cultural da Cidade, por meio da empresa Basfrigo S.A, de Itajaí (SC).