sábado, 14 de dezembro de 2019
29/05/2014 - 09:21

Show inédito de Fado acontece em Itajaí

Neste domingo (1º), Itajaí (SC) irá receber um espetáculo inédito de Fado. Interpretado pela fadista Célia Pedro, uma das maiores expoentes do Fado no Sul do Brasil, o show ?Tudo isto existe, tudo isto é fado? ocorre no Teatro Municipal de Itajaí, com ações cênicas, poemas de Fernando Pessoa,  Alfredo Marceneiro (grande compositor de fados) e Castro Alves, intervenções audiovisuais e letras profundas, carregadas de sentimentos, como saudade, dor e ciúme. Os ingressos custam R$40 (inteira) e R$20 (meia com um cobertor/manta para doação ao Asilo Dom Bosco).

 

O fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica e guitarra portuguesa.  Foi elevado à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em Novembro de 2011. Célia Pedro é a real representante deste gênero musical há mais de 15 anos. Nesta trajetória já gravou três CDs e um DVD inteiramente dedicados ao Fado. E para comemorar suas Bodas de Cristal, nasce o espetáculo musical ?Tudo Isto Existe, Tudo Isto É Fado?, uma celebração a este gênero musical, acrescentado aos temperos brasileiros.

 

Mesmo sendo referência no que diz respeito à propagação cultural e sendo totalmente caracterizada por sua colonização, a cidade de Itajaí não possui nos históricos, algo que se assemelhe a este projeto musical. ?O objetivo deste show é a difusão do gênero, da sua história e da sua importância para os contextos sociais, pois falar em Fado é falar em Açores, ao mesmo tempo em que se associa aos colonizadores da região Itajaiense, ou seja, este projeto será um resgate das raízes históricas e uma propagação desta qualidade musical?, completa a fadista Célia Pedro.

 

PÚBLICO

Este espetáculo destina-se àqueles interessados em apreciar o Fado e àqueles que pretendem conhecer este gênero, principalmente adultos e terceira idade. Porém, não há classificação.  Além do que, o espetáculo contará com as interferências cênicas, propiciando a dinâmica essencial para todas as idades.

 

PARTICIPAÇÕES

?Tudo isto existe, tudo isto é fado?, terá participações dos músicos Cristiano Mendonça (no piano), Helinton Bettes (guitarra portuguesa) e Zé Carlos e Seu Rui (violão). O espetáculo terá a inserção de músicas tradicionais ao Fado, seguindo a seguinte lógica em seus três blocos: o clássico (fados tradicionais, ditos ?chorosos?), o folclórico (fados ditos ?festivos?) e o boêmio (fados tradicionais, ditos ?noturnos?). Para completar, o projeto contará com a participação da Cia. Teatral Ilustríssimos Senhores e Karma, ambos de Itajaí, que irão ilustrarar os entreatos com jogos cênicos e poesias.

 

 

PATROCÍNIO

Os dois eventos estão sendo viabilizados pelo Edital Elizabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, da Fundação Cultural da Cidade, por meio da empresa Basfrigo S.A, de Itajaí (SC).

Sexta, 13 de dezembro de 2019
Vagas de emprego no Sine Itajai
Sexta, 13 de dezembro de 2019
Balneário Shopping recebe Prêmio IMPAR
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros