quarta, 11 de dezembro de 2019
16/05/2014 - 08:26

Saúde adota estratégias para combater a dengue

A incidência de focos positivos do Aedes aegypti vem aumentando em Itajaí. Atualmente, a cidade contabiliza 32 registros, sendo três deles encontrados em espaços públicos e residências do bairro Cordeiros. Preocupados esta situação, as secretarias de Saúde e Obras e a Vigilância Sanitária Municipal adotaram estratégias para manter o mosquito da dengue longe de Itajaí.

Os 14 agentes de endemias do Programa de Controle da Dengue intensificaram as visitas às residências situadas nos bairros Cordeiros e Salseiros, onde os focos estão sendo localizados. Já a Vigilância Sanitária segue com as vistorias às borracharias e ferros-velho. Fiscais sanitários inspecionam os estabelecimentos e orientam proprietários e funcionários sobre os cuidados a serem tomados na prevenção. ?Eles conferem se pneus e materiais estão depositados corretamente, se estão cobertos e sem acúmulo de água?, informa o Coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira. 

A Secretaria de Obras, por sua vez, é parceira das ações contra a dengue com o mutirão de limpeza na parte alta de Cordeiros, que segue até sexta-feira (16) e vai da Avenida Reinaldo Schmithausen até a Avenida Mário Uriarte. A partir da próxima segunda-feira (19), a ação será para a parte baixa de Cordeiros, da Avenida Reinaldo Schmithausen até a Murta. 

A quarta estratégia apontada pelo Secretário Municipal de Saúde, Márcio Silveira, envolve a ampla divulgação das orientações à população. ?Contratamos carro de som para percorrer os bairros Cordeiros e Salseiros e estamos elaborando campanha publicitária em outdoors, busdoors e spots nas rádios locais?, informa. 

O objetivo, segundo ele, é dar visibilidade ao assunto e motivar a população a adotar as medidas de prevenção tão importantes para manter a dengue longe de Itajaí. ?Precisamos ser nossos próprios fiscais e observar se nosso vizinho está cuidando do seu espaço, afinal se a dengue se instala em nossa cidade, toda a população fica vulnerável a doença?, orienta. Vale lembrar que, até o momento, Itajaí contabiliza um caso de dengue importada. O paciente contraiu a doença no estado da Bahia e concluiu o tratamento em Itajaí. 

Segunda, 09 de dezembro de 2019
Combate à corrupção
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Governador Celso Ramos
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Divisão
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Enroscos
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Especialidades
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Novidade, retorno e continuidade
Sexta, 06 de dezembro de 2019
Vagas de emprego no Sine Itajai
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros