quarta, 08 de julho de 2020
16/05/2014 - 08:26

Saúde adota estratégias para combater a dengue

A incidência de focos positivos do Aedes aegypti vem aumentando em Itajaí. Atualmente, a cidade contabiliza 32 registros, sendo três deles encontrados em espaços públicos e residências do bairro Cordeiros. Preocupados esta situação, as secretarias de Saúde e Obras e a Vigilância Sanitária Municipal adotaram estratégias para manter o mosquito da dengue longe de Itajaí.

Os 14 agentes de endemias do Programa de Controle da Dengue intensificaram as visitas às residências situadas nos bairros Cordeiros e Salseiros, onde os focos estão sendo localizados. Já a Vigilância Sanitária segue com as vistorias às borracharias e ferros-velho. Fiscais sanitários inspecionam os estabelecimentos e orientam proprietários e funcionários sobre os cuidados a serem tomados na prevenção. ?Eles conferem se pneus e materiais estão depositados corretamente, se estão cobertos e sem acúmulo de água?, informa o Coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira. 

A Secretaria de Obras, por sua vez, é parceira das ações contra a dengue com o mutirão de limpeza na parte alta de Cordeiros, que segue até sexta-feira (16) e vai da Avenida Reinaldo Schmithausen até a Avenida Mário Uriarte. A partir da próxima segunda-feira (19), a ação será para a parte baixa de Cordeiros, da Avenida Reinaldo Schmithausen até a Murta. 

A quarta estratégia apontada pelo Secretário Municipal de Saúde, Márcio Silveira, envolve a ampla divulgação das orientações à população. ?Contratamos carro de som para percorrer os bairros Cordeiros e Salseiros e estamos elaborando campanha publicitária em outdoors, busdoors e spots nas rádios locais?, informa. 

O objetivo, segundo ele, é dar visibilidade ao assunto e motivar a população a adotar as medidas de prevenção tão importantes para manter a dengue longe de Itajaí. ?Precisamos ser nossos próprios fiscais e observar se nosso vizinho está cuidando do seu espaço, afinal se a dengue se instala em nossa cidade, toda a população fica vulnerável a doença?, orienta. Vale lembrar que, até o momento, Itajaí contabiliza um caso de dengue importada. O paciente contraiu a doença no estado da Bahia e concluiu o tratamento em Itajaí. 

Terça, 07 de julho de 2020
Gravatá vai ganhar Policlínica
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros