quinta, 09 de julho de 2020
05/05/2014 - 09:27

Sobe para 26 o número de focos positivos do Aedes aegypti em Itajaí

O Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde localizou na última sexta-feira (02), três novos focos do mosquito em Itajaí. Com isso, sobe para 26 a quantidade de focos registrada no município. Todos estavam depositados em áreas que já estão sob monitoramento dos agentes de endemias.

?Destes três, dois estavam em uma lona e uma calha de ferro na mesma empresa de logística onde encontramos os focos da semana passada?, informa Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue. Neste caso, por se tratar de uma empresa com área alfandegada foi solicitado apoio da Anvisa que enviou um fiscal para inspeção junto à equipe da Secretaria de Saúde.

?Este apoio imediato demonstra que todas as organizações estão trabalhando em conjunto para controlar e prevenir o surgimento da dengue em Itajaí?, declara Lúcio. Lona e calha foram recolhidas para análise e descarte.

Segundo o coordenador, o terceiro foco localizado na última sexta-feira (02), foi encontrado em um ferro velho, no bairro Cordeiros. ?Neste caso o que mais nos surpreendeu é que as larvas estavam em um pedaço de isopor relativamente longe das carcaças de veículos batidos, que estavam em uma área coberta", revela.

Equipes da Secretaria de Saúde seguem com a visitação às residências localizadas num raio de 300 metros dos focos. Além de verificar se existem mais focos do mosquito, os agentes orientam a população quanto aos cuidados necessários para evitar que a dengue.

?Já contratamos um carro de som para rodar nestas regiões onde localizaram os focos, orientando a população a receber os agentes de endemias em suas residências e dando dicas para manter suas casas livres do mosquito?, acrescenta o Secretário de Saúde, Marcio Silveira.

Medidas simples que fazem a diferença:

Colocar areia nos pratinhos de plantas;

Manter as lixeiras tampadas;

Lavar e secar os potes de comida e água dos animais;

Manter ralos fechados;

Evitar o acúmulo de entulhos;

Manter as garrafas com o gargalo para baixo;

Tratar as piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;

Retirar a água acumulada na laje;

Guardar pneus secos e em locais cobertos;

Manter as calhas desentupidas;

Manter tampados os vasos sanitários que não são utilizados;

Manter as caixas d´água sempre limpas e cobertas.

Terça, 07 de julho de 2020
Gravatá vai ganhar Policlínica
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros