quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/05/2014 | 08:26

Estudantes da Univali assinam projeto de banheiros públicos no Casa Cor SC

A arquiteta Katia Véras, professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e mais cinco acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, assinam o projeto de banheiros públicos que será apresentado na próxima edição do Casa Cor SC, entre os dias 1º de maio e 15 de junho, na Praia Brava, em Itajaí, no hall do Riviera Business.

 

Uma viagem pela história através da arquitetura é a proposta de Katia e dos acadêmicos Alexandra Risello, Ana Cristina Meirinho Neves, Gabriella Rebello, Josimar Tiepo e Tatie De Marchi, que idealizaram os banheiros públicos “Lavand´alma”. O ambiente mistura vários elementos e propõe uma fusão entre a arquitetura de interiores e a história, destacando as mudanças de comportamento da sociedade, tendo como inspiração a água e sua função ao longo do tempo.

 

Os acadêmicos que participam do projeto foram os vencedores do concurso “A evolução do banheiro através dos tempos”. Os vencedores foram  convidados a participarem do projeto e execução do ambiente. O espaço tem 55 m², divididos em lounge comum (ambiente de livre circulação) e as cabines dos banheiros (masculino e feminino) onde o público desfruta de total privacidade. A área entre o lounge e as cabines funciona como um espaço de transição entre o público e o privado. Os banheiros, projetados para serem utilizados pelos visitantes do evento, conta com elementos que remetem a momentos específicos da história, agrupados de forma que transmitam elegância, mas sem afetação.

 

“A participação na Casa Cor SC possibilita uma experiência profissional aos universitários, em um evento de visibilidade nacional. Somado a isso, o concurso de ideias incentiva o intercâmbio entre a academia e a atividade profissional, estimula os estudantes a participarem de disputas onde possam expressar seus pensamentos sobre a arquitetura e cria um corpo crítico de análise e discussão das relações da profissão com a sociedade para a qual irão projetar”, explica Kátia.

 

Além do projeto para banheiro público, a professora Katia Veras apresentará outros dois ambientes, em parceria com a arquiteta Suâmi Pedrollo: o consultório médico “Bem Estar Bem”, e o “Riviera Store”, plantão de vendas do empreendimento, que recebe o evento. O primeiro tem a intenção é encenar um espaço mais pessoal, sem barreiras físicas que possam distanciar a relação médico-paciente. O segundo, busca deixar atraente, e com uma certa dose de sofisticação, um espaço funcional e de trabalho.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS