quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/12/2013 | 17:23

Municípios da AMFRI assinam convênio para solução de Resíduos Sólidos da região

Nesta terça-feira (17/12) o convênio para disponibilizar recursos para o setor de Resíduos Sólidos de dez municípios da região foi assinado por representantes da AMFRI (Associação de Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí (SDR). As cidades que integram a AMFRI dispõem oficialmente de R$ 1,1 milhão para serem aplicados neste projeto que visa estudar soluções para o lixo gerado na região.

O projeto de elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos está sendo licitado e o plano de trabalho será realizado durante os próximos sete meses como indicado pelo secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino. “Atualmente, a região gera cerca de 350 toneladas de lixo por dia. Ainda não se sabe o meio (novo aterro, ampliação dos existentes, ou outros), mas o projeto deve prever a reutilização de todo o resíduo que pode ser reciclado e minimização dos impactos ambientais”, explica Célio.

O processo de escolha deste projeto que irá definir qual a melhor estratégia para a região nesta área, aconteceu durante o último mês. As empresas cadastram suas propostas sobre os planos municipais em edital de chamada pública. A proposta vencedora foi a da empresa FRAL Consultoria LTDA por ser a mais vantajosa, tendo em vista preencher os requisitos exigidos pelo Edital de Chamada Pública, e ter ofertado a menor proposta em valores para a confecção dos Planos. 

Entre as autoridades na cerimônia de assinatura, ainda estiveram presentes, o presidente da AMFRI e prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, o secretário regional de Itajaí, Claudir Maciel, o prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes, o prefeito de Itapema, Rodrigo Costa e a vice-prefeita de Itajaí, Dalva Maria Rhenius.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS