sexta, 19 de abril de 2024
Geral
14/11/2013 | 16:45

Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo movimenta Itajaí a partir deste sábado

De 16 de novembro a 1º de dezembro, Itajaí viverá uma grande “Aventura pelos Mares do Mundo”. O evento, com entrada gratuita, vai reunir atrações como a Regata Transat Jaques Vabre, Festival Gastronômico Internacional, Festival de Música de Itajaí e Salão Nacional de Artes. O objetivo é transformar a cidade em um polo náutico de excelência, em nível internacional. “Dessa forma, Itajaí vem ao encontro de sua vocação original e volta seus olhos para o Rio Itajaí e para o mar”, informa o Prefeito Jandir Bellini. A solenidade de abertura ocorre neste sábado (16), a partir das 12 horas, no Centreventos Itajaí.

 

A Aventura pelos Mares do Mundo será ainda uma repaginação da tradicional festa Marejada, que ocorria anualmente em Itajaí no mês de outubro e contará com a “Vila da Aventura”, área cenográfica que vai remeter os participantes a uma viagem ao redor do mundo, sem que seja necessário sair de Itajaí. Para 2013, o tema escolhido foi “do Atlântico ao Mediterrâneo” que possibilitará ao visitante a percorrer o Brasil, França, Portugal, Espanha e Itália em cinco ilhas.

 

No conjunto, o público terá ao seu alcance uma série de atividades que remetem ao mundo da vela, da arte, da música e da gastronomia, que darão ênfase às tradições e à cultura dos países escolhidos. Para o presidente do comitê organizador, engenheiro Amílcar Gazaniga, o evento deve projetar o nome do município não somente em nível nacional, como também internacional, principalmente por meio da Regata Transat Jacques Vabre e pela apresentação da Expedição Oriente, da Família Schürmann. “Com eventos desse porte, milhões de pessoas veem nossa cidade, como ocorreu durante a Stopover Itajaí no ano passado, e isso acaba revertido em divisas e investimentos para Itajaí”, destaca.

 

Sustentabilidade - A Aventura pelos Mares do Mundo será prioritariamente um evento ecológico, uma oportunidade de se aliar sustentabilidade com desenvolvimento econômico. Entre as ações propostas para a Vila da Aventura estão a separação e reciclagem dos resíduos sólidos, o consumo consciente de água e energia elétrica e a quantificação e compensação das emissões de CO2.

 

O programa deve envolver a comunidade, principalmente as crianças em idade escolar, em ações como mutirões de limpeza de praias e rios, plantio de mudas em áreas degradadas, regata ecológica, utilização apenas de copos ecológicos em todos os stands e restaurantes, segregação e reciclagem dos resíduos gerados, ecopontos de coleta de pilhas, baterias, e óleo vegetal usado. Todas essas atrações estarão expostas no Caminho da Sustentabilidade, um local destinado para os stands e ações de cunho ambiental, onde serão realizadas visitas de escolas guiadas por educadores ambientais, exposição de soluções sustentáveis, teatros e oficinas com as crianças e alunos das escolas visitantes.

 

 

 

Os eventos:

 

Regata Transat Jacques Vabre

 

A Transat Jacques Vabre, criada em 1993 e realizada a cada dois anos e também conhecida como Rota do Café, é uma regata transatlântica disputada desde a França até um país produtor cafeeiro. Desde sua primeira edição, ocupa um lugar importante no cenário náutico global, levando seus competidores a superar os desafios do Oceano Atlântico revivendo as rotas feitas pelos comerciantes de café entre a Europa e as Américas Central e do Sul.

 

Le Havre, a principal cidade importadora de café na França é sempre o ponto de partida da regata. O ponto de chegada é alterado ao longo dos anos, passando por cidades como Cartagena, na Colômbia, Salvador, no Brasil e Puerto Limon, na Costa Rica. Em 2013 retorna ao Brasil chegando à cidade de Itajaí.

 

A 11ª edição da regata, neste ano, conta com a participação de 44 embarcações, distribuídas nas classes 40, 50, 60 e 70 pés e é disputada em equipes compostas por dois tripulantes.

 

 

 

 

A música como expressão artística da cidade

 

O Festival de Música de Itajaí chega em 2013 à sua 16ª edição como um dos mais importantes polos de discussão e produção musical do sul do Brasil, trazendo o reconhecimento da cidade como o Porto da Música.

 

Neste ano, além das atividades que já ocorreram nos anos anteriores, está se agregando ao evento um momento de reflexão teórica. Será criado o ciclo de palestras sobre a Música Popular Brasileira, onde serão convidados professores, intelectuais e pensadores que discutam em seus trabalhos a música produzida em nosso país.

 

Estão programados oito shows nacionais, sempre às 21 horas: Lenine (dia 16), Tantinho da Mangueira (17), Edu Krieger (18), Renato Borghetti (19), Sururu na Roda (20), Céu (21), Monobloco (22) e Tito Lys e Trio Manarí (23) – às 20h30. Além disso, o evento terá 30 oficinas em diversas modalidades e atividades como “A música pega ônibus”, “Jam Session 6” e o programa “A música invade a cidade”.

 

 

 

Festival Gastronômico de Internacional

 

Com o tema “do Atlântico ao Mediterrâneo”, o Festival Gastronômico apresenta nesta edição as culinárias do Brasil, da França, de Portugal, da Espanha e da Itália. Serão cinco grandes pavilhões – Boteco Brasileiro, Bistrô Francês, Tasca Portuguesa, Tapas Espanholas e Cantina.

 

Os chefes responsáveis pelos pavilhões trarão em suas mãos o grande desafio de apresentar os pratos tradicionais e as especialidades de cada país, acompanhados de bebidas típicas, doces característicos e músicas de cada país. E em cada pavilhão, um restaurante terá o compromisso de oferecer um prato a preço popular que, somado ao refrigerante, não ultrapasse o valor de R$ 10,00.

 

Além dos pavilhões gastronômicos o evento contará com uma grande praça de alimentação com acomodação para 250 pessoas sentadas, que oferecerá opções expressas dos tradicionais eventos realizados no Brasil. Para completar o Festival, teremos sobre o píer do Rio Itajaí-Açu um restaurante de culinária internacional com cardápio especialmente adaptado para os principais pratos dos países tema do Festival Gastronômico.

 

 

 

13º Salão Nacional de Artes de Itajaí

 

O 13º Salão Nacional de Artes de Itajaí inicia neste sábado (16). O evento traz para a cidade 114 artistas brasileiros. Eles irão espalhar sua arte em diferentes espaços itajaienses como parques, praças, paredes e muros, praias, morros. Cada um dos três artistas contemplados com o “Prêmio Aquisição” receberá R$ 5 mil como premiação.

 

O número de projetos enviados para participarem desta edição do Salão Nacional de Artes de Itajaí surpreendeu. Foram mais de 250 inscrições de praticamente todos os estados do país, entre eles: Tocantins, Pará, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e é claro, Santa Catarina. “Este fato, inclusive, redefiniu o nosso plano inicial. Dos 50 artistas previstos para participarem desta edição, devido à quantidade e qualidade dos trabalhos, ampliamos para 114 participantes”, conta o curador Josué Mattos.

 

 

Entretenimento diário

 

Além de gastronomia e todos os eventos listados acima, a Aventura pelos Mares do Mundo terá atrações diárias para entretenimento do público visitante de todas as idades. São elas:

 

 

 

Cidade Beto Carrero World

 

O maior parque da América Latina estará presente na Vila da Aventura com suas principais atrações. A cidade Beto Carrero World vem com sua estrutura repleta de atrativos, interações dos personagens e artistas dos shows, além das grandes novidades que compõem o parque:

 

Carreta-palco, uma sala para assistir filmes (Madagascar) e vídeos do Parque (capacidade para 50 pessoas), dois carros da atração Velozes e Furiosos, um simulador de F-1, quatro totens interativos com jogos do Parque, artistas dos shows interagindo, personagens da Dreamworks (Shrek, Alex, Panda), além de espaço Kids (para as crianças colorirem figuras dos personagens), brinquedos: cama elástica e piscina de bolinhas e maquiagem no rosto e escultura em balões. Horário: 14h às 22h

 

 

 

Planetário Digital

 

A partir das 14 horas, a cada 30 minutos, projeções de sessões de filmes variados relacionados à ciência e meio ambiente, para todas as idades. Serão ao todo quatro diferentes filmes, dois sobre estrelas e constelações, um sobre a origem da água e a Amazônia e outro sobre o corpo humano. A capacidade é para 40 pessoas por sessão, sendo que 20% dos lugares (08 pessoas) serão destinados aos credenciados como VIP Solidários. O planetário digital, diferente das outras atrações de entretenimento – que foram locadas, foi adquirido pelo Município e ficará disponível para visitação após o final do evento.

Horário: 14h às 22h

 

 

 

“Marejópolis” - Educação Para o Trânsito

 

Uma minicidade montada para ensinar as leis e sinalizações de trânsito. As crianças poderão andar com motos e carros elétricos aprendendo as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Em uma área de 1.200 m², a Secretaria de Segurança apresentará na Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, a "Marejópolis". As atividades lúdicas desenvolvidas no espaço serão focadas no tema “trânsito” e envolverão toda a família.

 

Habilitação familiar, Exposição Histórica da Marejada, Espaço Kids, Ludo gigante, Sala de vídeo e uma Minicidade do Trânsito formarão a Marejópolis. A expectativa é que o contêiner da habilitação familiar seja um dos mais visitados. Nele, as crianças e seus acompanhantes receberão primeiro uma aula com orientações gerais sobre normas de conduta e circulação no trânsito para, na sequência, se tornarem habilitados a dirigir pela Minicidade.

 

Um documento com foto, similar a uma carteira de motorista, será confeccionado na hora. Na ala externa haverá um circuito que será percorrido pelas pessoas “habilitadas” com bicicletas e triciclo. Outro atrativo da Marejópolis é a exposição histórica da Marejada, onde os visitantes encontrarão fotos desde a primeira edição do evento.

Horário: 14h às 22h

 

 

 

Cinema 3D:

 

No auditório, localizado no Centreventos, acontecem as transmissões dos filmes em 3D. Serão seis sessões diárias a partir das 14 horas, com capacidade para 220 pessoas por sessão. Em cada uma delas, 20% dos acessos (44 pessoas) serão destinados aos credenciados como VIP Solidários. O filme será um verdadeiro passeio subaquático, apresentando aos espectadores o fundo do mar. Todos os óculos serão esterilizados ao final de cada sessão.

Horário: 14h às 22h

 

 

Espaço SESC:

 

Ações e brincadeiras recreativas e educativas que valorizam o ato lúdico, a cultura e o faz de conta. O Espaço SESC agrega jogos de Todo Mundo, oficinas de origami (dobraduras), brinquedos de madeira e outras atividades. Capacidade para 200 pessoas.Horário: 14h às 22h

 

 

 

Contém Cultura:

Contêiner de cultura itinerante, no Espaço Contém Cultura serão oferecidos cursos gratuitos de pintura, desenho, escultura, dança, canto coral e formação de mediadores de leitura. As atividades serão voltadas para toda a comunidade interessada em arte, educação e cidadania.

Horário: 14h às 22h

 

 

 

Outros Eventos

 

Além desta programação, a Aventura pelos Mares do Mundo vai contar com atrações esportivas, circuito de mountain bike, corrida de rua e as ações “Aventura pelo Mundo das Cores” - evento ligado às artes plásticas com exposição de artistas itajaienses, e a feira literária “Aventura pelo Mundo das Palavras”, relacionada à literatura local e regional.

 

 

World Business Show

 

Trata-se de uma feira multissetorial de negócios que, mais do que uma exposição de produtos a feira pretende ser uma amostra das potencialidades econômicas do Estado de Santa Catarina para o mercado nacional e internacional. A World Business Show deve reunir representantes dos setores náutico, turismo, lazer, entretenimento, pesca, portuário e construção civil, com oportunidades de venda direta ao consumidor. Além da área de exposição, a feira contará com um espaço especificamente destinado a realização de encontros e seminários catalisadores de negócios, visando o desenvolvimento da rede de relacionamento entre os expositores e os clientes potenciais.

Horário: 14 às 22 horas

 

 

 

Expedição Oriente

 

A Expedição Oriente é a terceira viagem de volta ao mundo da Família Schürmann. Já são quase 30 anos de aventura pelos mares. E o novo desafio inédito pretende retraçar a rota dos chineses que, segundo polêmica teoria, teriam descoberto a América antes de Cristóvão Colombo. A partida da Expedição Oriente, prevista inicialmente para 1º de dezembro de 2013, acontecerá em fevereiro de 2014 devido a atrasos na construção do veleiro Kat. Partindo de Itajaí, os velejadores percorrerão os cinco continentes totalizando uma viagem de mais de 30 mil milhas náuticas antes de retornar ao Brasil, em 2015. A apresentação ocorre no domingo, 1º de dezembro, último dia de atividades da Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS