quinta, 18 de abril de 2024
Geral
28/10/2013 | 08:23

Festeja Itajaí acontece neste sábado(02) no Centreventos

Com um sucesso arrebatadorpelas cidades onde passa, Itajaí(SC) será a primeira cidade catarinense areceber o Festeja, projeto que percorre o Brasil e que virou um CD com asmelhores apresentações do evento. Tendo a Som Livre como a principalorganizadora, o Festeja acontece em Itajaí(SC) no dia 02 de novembro noCentreventos Itajaí e tem como artistas confirmados: César Menotti & Fabiano eChitãozinho & Xororó.


 

César Menotti & Fabiano


 

César Menotti & Fabiano viveram em Ponte Nova(MG) até a adolescência e mudaram-se para Belo Horizonte onde começaram a ganhar espaço tocando em bares frequentados por universitários. Hoje a dupla, um dos maiores sucessos da música brasileira coleciona recordes de público e de vendas.


 

O primeiro disco foi lançado em 2004 e no ano seguinte assinaram contrato com a gravadora Universal Music e lançaram o projeto ''Palavras de Amor'', que saiu em CD e DVD. Gravado em Belo Horizonte, o trabalho apresenta sucessos da carreira como ''Caso Marcado'' e ''Leilão'', além de releituras de compositores e duplas de diferentes épocas que influenciaram a dupla. Em 2006, o sucesso da dupla continuou ascendente. Foram mais de 180 shows em diversos estados, vários programas de televisão e músicas entre as mais tocadas nas rádios de todo país. A faixa ''Leilão'', por exemplo, alcançou o topo das paradas e se tornou um dos hits do ano. A dupla conquistou disco de ouro pelo CD e DVD ''Palavras de Amor'', reiterando o fato de que representam a força de uma nova geração musical, autêntica, caipira, e acima de tudo, popular brasileira.


 

Sem exagero e com todo o mérito, deve-se creditar aos ''irmãos Menotti'', uma fundamental participação na proliferação da música sertaneja e da autêntica música caipira junto ao público jovem. Em 2009 a dupla recebeu o Grammy Latino nacategoria melhor álbum de música romântica com o CD “Com você”. A popularidadeda dupla rendeu outros prêmios, indicações e shows no exterior. Sucessos como: “Ciumenta”, “Bandido do amor” e “Se fosse eu”, aliados ao carisma dadupla, faz com que César Menotti & Fabiano sejam classificados como um dosmelhores do segmento atraindo públicos de diversas faixas etárias.


 

           Docomeço da carreira até hoje já venderam quase 1 milhão de cópias. Os númerosexpressivos de vendagem chamaram atenção da imprensa e assim a dupla já foicapa de diversos veículos de comunicação. Em 2008, os irmãos fizeram uma turnêpelos EUA e foram eleitos pelos brasileiros residentes no país como o melhorshow sertanejo do ano.


 

           Contratadospela Som Livre, para comemorar os 10 anos de carreira, a dupla escolheu o Morroda Urca no Rio de Janeiro, como cenário da gravação do 3o. DVD de César Menotti& Fabiano em 2012. Omomento especial contou com as participações de Preta Gil, Jorge & Mateus,Sorriso Maroto e também de Santorine, uma promessa do universo countrynacional. A intenção foi mostrar a diversidade cultural da musica brasileira. Maisum projeto que consolida o sucesso da dupla que conquistou o gosto musical e ocoração dos brasileiros.


 

         Chitãozinho e Xororó


 

         São mais de quarenta anos de total dedicação à vidaartística. Sempre com os mesmos objetivos do início da carreira: produzirmúsica com amor, qualidade e inovação, independentemente dos momentos altos ebaixos dentro do gênero musical sertanejo e das constantes – e cada vez maisbruscas – mudanças no mercado fonográfico.


 

        Apesar de já colecionarem uma quantidade significativa dehits ao longo da carreira, capaz de preencher mais uma coletânea repaginada ecerteira na extensa biografia, os irmãos enfatizaram a maturidade artística aocativo público e comprovaram, mais uma vez, porque são constantemente citadoscomo ‘referências’ da nova geração da música conhecida como ‘sertanejouniversitário’. Assim como foram para as gerações anteriores seus precursores eídolos Tonico & Tinoco.


 

        Mas não foi da noite para o dia que José Lima Sobrinho eDurval de Lima transformaram-se em Chitãozinho & Xororó, nomesnacionalmente conhecidos e respeitados pelo grande público. Foram anos de muitotrabalho e dedicação – incluindo inúmeras apresentações em circos e cominvestimentos do próprio bolso – para alcançarem o status de ícones da músicasertaneja e, também, uma marca de sucesso. Persistência, garra e amor à músicaforam palavras de ordem para que eles acumulassem a marca de 37 milhões dediscos vendidos, 35 álbuns inéditos, sete DVDs, três prêmios Grammy, centenasde discos de ouro, platina e diamante, programas de televisão, homenagem da X-9Paulistana com samba-enredo contando sua história entre outros muitos feitos.


 

       Os irmãos de Astorga, no Paraná, foram os primeirossertanejos a tocar em rádios FM no Brasil e a incluir banjos e guitarraselétricas neste estilo musical. Isso sem jamais perder a essência da música deraiz sertaneja. Também foram os primeiros deste estilo musical a colocar o paísno topo das paradas da Billboard. Inclusive, o pioneirismo sempre foi umacaracterística bem marcante da dupla, acompanhada do espírito ousado einovador. Ao longo de todos esses anos, mostraram que nunca houve o mínimoespaço para o preconceito. Dos cabelos mullet – mania nacional na década de 80– às calças justas, botas e chapéu que marcaram uma geração, eles comprovaramque no quesito versatilidade eles sempre estiveram acima da média. Isso seestende até hoje, principalmente quando o assunto é música. Eles já tocaram comgrandes nomes do cenário musical como Bee Gees, Roberto Carlos, Caetano Veloso,Djavan, Zé Ramalho, Ivete Sangalo, Simone, Lulu Santos, o rapper Cabal, a bandaFresno, Andreas Kisser, do Sepultura, Maria Gadú, Alexandre Pires, Fafá deBelém, Fábio Jr. e o maestro João Carlos Martins. Mesmo nos casos em que“inusitado” ou “impossível” pareciam, em um primeiro instante, ser os adjetivosmais apropriados, quase todas essas parcerias foram consideradas grandessucessos.


 

       E por falar em sucesso... Eles começaram a colher osprimeiros resultados em 1978 com 60 Dias Apaixonados ao conquistarem o primeirodisco de ouro da carreira. Dois anos depois, triplicaram as vendas com AmanteAmada, 600 mil cópias, e levaram para casa disco duplo de platina. Mas foi comFio de Cabelo, do álbum Somos Apaixonados, de 1982, que aconteceu, de fato, agrande explosão da dupla. A música estourou nas rádios do Brasil e o discoalcançou o número de 1,5 milhão de cópias vendidas, tornando-se um marco nacarreira de Chitãozinho & Xororó e rompendo as barreiras do preconceitocontra o gênero sertanejo. A partir daí, eles tiveram o privilégio de deixarmais dezenas de clássicos na história da música sertaneja como, por exemplo, SeDeus Me Ouvisse (1986), Fogão de Lenha (1987), No Rancho Fundo (1989),Evidências e Nuvem de Lágrima (com Fafá de Belém) (1990), Brincar de SerFeliz(1992), Página de Amigos (1995), Alô (1999), Frio da Solidão (com Roupa Nova,2001), Sinônimos com Zé Ramalho (2004), A Majestade o Sabiá, com JairRodrigues, Arrasta uma Cadeira, em 2005, uma composição de Roberto Carlos eErasmo Carlos feita especialmente para cantarem com a dupla e, segundo osautores, levou catorze anos para ficar pronta; entre muitas outras.


 

      Mas a paixão pela música começou muitos anos antes de 82,ouvindo o pai, “seu Marinho”, cantando com “dona Araci”, mãe da dupla. Otalento dos irmãos só foi percebido por seu pai no dia em que Rosária, uma dasirmãs, rasgou o caderno onde ele anotava as músicas que compunha. Foi então quea pequena dupla apareceu para ajudar, pois sabiam todas as letras e cantavamtodas as músicas com afinação. Xororó fazia a primeira voz, imitando a mãe, eChitãozinho a segunda, como o pai. Festas juninas e clubes de Rondon, cidade doParaná onde passaram a infância, eram palco para as apresentações. O primeirolugar no show de calouros de Sílvio Santos veio com a música “Besta Ruana”, deTonico & Tinoco, ainda como “Irmãos Lima”, nome artístico da dupla até oradialista Geraldo Meirelles rebatizá-la de Chitãozinho & Xororó, nome deum grande sucesso de Athos Campos e Serrinha, composto em 1947, que falava deaves brasileiras.


 

 

     Com este ‘novo’ nome, gravaram o primeiro disco, Galopeira,em 1970. Mas o caminho rumo ao sucesso foi longo. A dupla enfrentou momentos demuitas dificuldades e obstáculos. Desiludidos, pensaram em desistir dacarreira, mas a música Tente Outra Vez, do ídolo Raul Seixas, soou como umapelo pessoal para que tentassem novamente. Persistiram e conseguiram. A ideiaé continuar modernizando sua música, sem jamais perder a essência caipira!


 

             O Festeja


 

Com conceito inovador, o eventoacontece no formato de festival em uma única noite. As duas atrações irãopassar pelo palco principal com show completo e ao vivo. O Festeja significa ajunção das palavras Festa Sertaneja. A ideia do festival surgiu da vontade demisturar a paixão pela música sertaneja com a vontade de se divertir. É umconvite para que todos que moram na cidade ou que queiram estar nela durante oevento, possam se divertir intensamente, em clima alto-astral, de festa, deconfraternização entre as pessoas, ao lado de grandes artistas da músicabrasileira.

Por isso, a Som Livre traz paraItajaí esse novo conceito em Festa Sertaneja: o Festeja Itajaí. O eventopromete muitas horas de música boa com grandes nomes do sertanejo.O Festeja Itajaí promete maisde cinco horas de música, e se depender do público, só deve terminar com oraiar do dia. O Festeja Itajaí é um evento organizado e promovido pelo Maria’s Entretenimento e pela Mallupy Entretenimento.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS