quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/09/2013 | 16:20

Obras de dragagem do Saco da Fazenda seguem dentro do cronograma

As obras de dragagem e Aterro Hidráulico do Saco da Fazenda seguem dentro do cronograma estipulado. O diretor Técnico do Porto de Itajaí, engenheiro André Pimentel, informa que os serviços são executados por cinco dragas – três de sucção e recalque e duas de autotransporte – e que o percentual 20% da totalidade já foi concluído.

Os serviços estão contemplados na Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a execução da primeira etapa das obras do Complexo Náutico e Ambiental, que vai abrigar o Porto Esportivo de Itajaí, e estão sendo acompanhado por programa de gerenciamento ambiental, sob responsabilidade da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

“O programa determina que as coletas da água, sedimentos, sejam feitas durante e depois da dragagem do Saco da Fazenda. Os resultados obtidos durante as obras são encaminhados para a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), a fim de subsidiar os técnicos, dos potenciais impactos, mostrando se houve ou não alteração significativa nos locais de retirada e despejo de sedimentos dragados”, explica a engenheira ambiental Medelin Pitrez do Santos, do Porto de Itajaí.

         Além do programa desenvolvido pela Univali, a Superintendência do Porto de Itajaí desenvolve programas de Supervisão Ambiental, de Comunicação Social e de Educação Ambiental – por meio da Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí –, além dos planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e de Emergência Individual (PEI).

A engenheira informa que outras ações, a serem executadas pelo Porto de Itajaí, também estão contempladas não LAI. “Na ocorrência de eventos emergenciais, como vazamento de óleo proveniente dos equipamentos e dragas que operam no local, cabe a nós o acionamento do Plano de Emergência Individual – PEI do Porto de Itajaí, que conta com uma base de emergência ambiental instalada, com equipamentos e recursos humanos especializados, apta a promover maior controle e gerenciamento dos riscos ambientais associados à obra”, acrescenta Medelin.

         Já à Univali cabe executar os programas de monitoramento da qualidade dos sedimentos, de monitoramento da biota aquática, de monitoramento dos ruídos subaquáticos, de monitoramento da qualidade dos sedimentos da área do bota-fora (aterro hidráulico) e de controle ambiental da atividade de dragagem.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS