sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/09/2013 | 10:22

Creche Divino Espírito Santo completa 20 anos

O Centro Educacional Divino Espírito Santo (CEDES) comemora neste mês de setembro seus 20 anos de fundação. A entidade sem fins lucrativos, que atende em média 80 crianças de baixa renda, com idade entre 0 e 4 anos, celebrará seu aniversário com uma programação especial, voltada aos pais e a toda a comunidade.
 
Para envolver a comunidade, o CEDES presenteará os moradores de Itajaí, no próximo dia 20, às 19h15, com uma palestra sobre o uso de drogas. O objetivo é gerar diálogo com pais e interessados na temática, sobre como ocorre a dependência de drogas, como o comportamento dos pais influenciam os filhos, e como conversar com os filhos sobre esse assunto. O evento será aberto, gratuito, e ocorrerá na sede da creche, na Rua Minas Gerais, no Costa Cavalcante, Bairro Cordeiros. A palestra será ministrada pelos profissionais do Projeto “Escolhas”, da Univali, as farmacêuticas Noemia Liege Bernardo e Vânia Noldin, e pela médica Viviane Faria da Silva.
 
No dia 27 de setembro, o Centro Educacional promoverá uma cerimônia na Câmara de Vereadores de Itajaí, a partir das 19h30. Autoridades, pais, professores, comunidade e todos aqueles que contribuíram e marcaram a história da creche são convidados para a Sessão Solene de comemoração. Serão realizadas apresentação e homenagens.
 
Além da programação aberta à comunidade, o mês está sendo marcado por diversas atividades de integração entre pais, professores e alunos. Entre elas, a 1ª Copa CEDES de Futebol, que ocorre neste domingo, dia 15 de setembro, no Mundo da Bola, na Rua Odílio Garcia, Cordeiros.
 
Desde o começo de setembro já ocorreram atividades como: o Desfile Cívico de 7 de Setembro e o Momento de Agradecimento, realizado no dia 10 de Setembro, ambos foram eventos significativos para as crianças, pais e comunidade.

História
 
Fundada em 27 de setembro de 1993, o Centro Educacional Divino Espírito Santo (CEDES) surgiu em Itajaí com a proposta de educar e cuidar de bebês e crianças carentes, de famílias trabalhadoras.
 
A creche iniciou como um sonho da voluntária Marinês Malaquias, presidente da Associação Espírita Beneficente Divino Espírito Santo, que nesses 20 anos é a entidade mantenedora da instituição. Nos anos 60 e 70, Dona Inês viveu na pele a situação de conciliar o trabalho e o cuidado dos filhos. “Eram poucos os lugares que aceitavam levar os filhos. Prometi, naquela época, que quando pudesse, ajudaria a montar um lugar onde os pais pudessem deixar os filhos para trabalharem tranqüilos”, recorda.
 
Nessas duas décadas de funcionamento, mais de 3000 crianças já estudaram no CEDES. Por ser uma entidade sem fins lucrativos e não governamental, a instituição se mantém com auxílio de empresas e colaboradores espontâneos. A creche atende em período integral, e oferece além das atividades de ensino, materiais pedagógicos, alimentação, banho e aulas de capoeira.

Programação
 
15 de setembro
9h - Copa Cedes – Jogo de Futebol (Pais , Mães, Professoras e Associação)
Local: Mundo da Bola  Odílio Garcia – Cordeiros
 
20 de setembro
19h15 - Palestra “O prazer das drogas”
Palestrantes: Noemia Liege Bernardo, Vânia Noldin e Viviane Farias da Silva – Projeto Escolhas Univali
Local: Centro Educacional Divino Espírito Santo

27 de setembro
19h30 – Sessão Solene em Comemoração 20 anos CEDES
Local: Câmara de Vereadores de Itajaí

27 de setembro
Festa de aniversário CEDES, com alunos e equipe
Local: Centro Educacional Divino Espírito Santo

29 de setembro
11h – Almoço de Integração
Local: Centro Educacional Divino Espírito Santo

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS