quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/08/2013 | 08:32

Tempo instável com céu encoberto e chuva em Santa Catarina

Áreas de baixa pressão mantém o tempo instável com céu encoberto e chuva na maior parte do dia em Santa Catarina, nesta segunda-feira, 26. Temperatura baixa e em queda mais acentuada a partir da tarde com o avanço de uma massa de ar frio. A umidade e o frio trazem condições de neve para áreas mais altas do Planalto Sul entre a tarde e noite. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas. Mar agitado oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Os totais de chuva entre domingo e segunda-feira variam de 40 a 70mm do Planalto ao Litoral, os mais significativos devem ocorrer no Litoral Sul. Nas demais regiões (Oeste e meio oeste) os valores totais previstos estarão entre 10 a 30 mm.

 

Atenção chuva: nestes dias a persistência e o excesso de chuva mantém condições de alagamentos e deslizamentos/escorregamentos, com risco para algumas localidades.

 

Na segunda-feira, e madrugada de terça-feira, a chuva mais fraca e a temperatura entre zero e 1°C dá chance de NEVE nas áreas mais altas do Planalto Sul.

 

Atenção mar: mar agitado no litoral de SC, com altura de ondas de 1.0 a 2.0 m próximos à costa e até 3.0 m em áreas mais afastadas da costa.

 

Para amanhã, terça-feira, 27, muitas nuvens e chuva fraca por alguns momentos em todas as regiões de Santa Catarina, principalmente do Meio Oeste ao Litoral. No Oeste e Meio Oeste ocorrem aberturas de sol durante a tarde. Temperatura baixa com chance de neve na madrugada nas áreas mais altas do Planalto Sul. 

 

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

 

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

 

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

 

Mar agitado: Risco à navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS