quinta, 18 de abril de 2024
Geral
24/06/2013 | 10:53

ADJORI NO JAPÃO Missão segue hoje: exportação de carne suína pode crescer 60%

A Missão Econômica catarinense ao Japão, liderada pelo governador Raimundo Colombo, e pelo presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte, embarca esta noite para Tóquio. O governador sai de Brasília – onde participa da reunião com a presidente Dilma Rousseff sobre mobilidade urbana e as manifestações – e toma um voo em São Paulo. O presidente e outros diretores da Fiesc já seguiram e estão a caminho do Oriente. A Agência Adjori de Jornalismo envia um repórter para fazer a cobertura da viagem.

 

O principal objetivo da Missão é selar o acordo de exportação da carne suína de Santa Catarina para aquele país, que poderá representar 60% de aumento no total do que o Estado exporta atualmente – 207,7 mil toneladas por ano.

 

De acordo com a Cidasc, o Japão é o maior comprador de carne suína do mundo, importando cerca de 1,2 milhão de toneladas por ano. A expectativa da Cidasc é de que Santa Catarina possa a vir responder por 10% deste mercado, ou seja, 120 mil toneladas por ano, o que faria a exportações do Estado crescerem para 327 mil toneladas por ano. Oito frigoríficos catarinenses foram habilitados para exportar para os japoneses. Mas as negociações específicas de compra, venda e de embarque de mercadoria para o Japão não serão feitas nesta viagem.

 

A programação da Missão Econômica prevê a participação em dois seminários. O primeiro, “Brasil-Japão: Parceria Global para o Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”, na manhã de quinta-feira. A presidente Dilma Rousseff faria um pronunciamento neste evento, mas cancelou a viagem ao Japão em virtude da onda de manifestações no Brasil.

 

O segundo seminário é promovido pela Fiesc. O evento “A Carne Suína de Santa Catarina/Brasil no Japão” será realizada no Imperial Hotel Tokyo e será aberto pelo governador Raimundo Colombo, pelo embaixador do Brasil no Japão Marcos Galvão, pelo ministro da Embaixada do Brasil no Japão, Alexandre Porto, e pelo presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte.

 

Estão programadas palestras do presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Rui Vargas, do diretor do Sindicarne/SC, Ricardo de Gouvêa, do vice-presidente de Assuntos Corporativos da BRF, Wilson Mello Neto, do gerente regional do Banco do Brasil para a Ásia, João Paulo Poppi, do gerente do BB no Japão, Caio Neves e de um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS