sábado, 20 de abril de 2024
Geral
17/06/2013 | 08:59

Lançamento da regata Jacques Vabre confirma vocação da Costa Verde & Mar para a atividade náutica

Banhada pelo Oceano Atlântico, em trecho de beleza ímpar, a Costa Verde & Mar fortalece sua aptidão natural para o setor náutico com a realização de três grandes regatas internacionais nos próximos meses. O legado deixado pela Volvo Ocean Race em 2012 vai além da estrutura física montada na região para receber os velejadores. Ele se reforça na demanda de outros países em também querer passar por Itajaí, uma das cidades integrantes da região.  No dia 19 de junho, será lançada oficialmente a Regata Transat Jacques Vabre, competição que sai da cidade de Le Havre, na França, com destino ao Brasil.

A regata oceânica largará da França no dia 3 de novembro e chegará ao Brasil cerca de 20 dias depois. Diferente da Volvo Ocean Race, a competição terá veleiros de tamanhos variando entre 40 e 60 pés. A organização espera mais de 45 barcos para a travessia.

Também já está prevista, para fevereiro de 2014, a regata “Velas Latinoamérica 2014”, um evento náutico organizado pela marinha argentina e que reunirá veleiros escola de grande porte das marinhas do Brasil, Chile, Equador, Colômbia e Argentina. O evento inicia no dia 11 de fevereiro e a largada está programada para o dia 16, quando as embarcações partem para um trajeto de 12 mil milhas náuticas, cuja execução será em 134 dias. As embarcações navegarão juntas pelos mares da América do Sul e Caribe, passando por portos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana, Venezuela e Uruguai.

Em 2014-2015, pela segunda vez, Itajai também será uma das paradas da Volvo Ocean Race no Brasil. A cidade de Recife será a outra. Realizada a cada dois anos, a VOR é uma das principais regatas intercontinentais e a Costa Verde & Mar, que recebeu a competição na edição 2011-2012, recebeu elogios pela organização e simpatia do público o que motivou os organizadores a incluí-la novamente na programação.

O presidente do Comitê Organizador das Regatas em Itajaí, Amílcar Gazaniga, destaca a importância do resgate da vocação de Itajaí para os esportes náuticos e diz que esse é segmento que vem trazendo impactos bastante positivos para toda a Costa Verde & Mar. “São impactos na economia, turismo, desenvolvimento e, principalmente, a quebra de paradigmas, pois esse tipo de evento nos coloca em pé de igualdade com importantes municípios do Brasil e Exterior”, diz.

 

Fortalecimento do setor se dá também na retomada da mão-de-obra especializada

Nos anos 1980, Itajaí era reconhecida nacional e internacionalmente como importante pólo náutico do Brasil. A tríade pesca, porto e indústria naval fortaleciam a economia local. E a atividade conjunta vem ganhando força e se ampliando. O potencial se mostra principalmente com o anúncio de novos estaleiros se instalando na cidade. O Oceana, por exemplo, tem como meta o processamento de aço para construção de embarcações, com a entrega dos primeiros navios em 2015. A recente instalação estima a abertura de 1,1 mil empregos. O mesmo ocorre com os estaleiros que fabricam luxuosas embarcações de passeio. Segundo o portal Multimar, que agrega informações do setor em Santa Catarina, a Costas Verde & Mar tem mais de 30 estaleiros em atuação.  


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS