quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/06/2013 | 08:48

Itajai 153 anos: Prefeito e Vereador por Um Dia

Posse ocorre nesta sexta-feira (14) no gabinete do Prefeito

Conhecer o dia a dia do prefeito, da vice-prefeita e dos vereadores, participar de reuniões com os assessores, saber como as decisões são tomadas. Assim será o dia dos 23 alunos da Comissão de Bem Estar do Menor de Itajaí – Combemi vencedores do concurso de redação com o tema: “O que fariam se fossem prefeito ou vereador por um dia”. O termo de Posse será assinado nesta sexta-feira (14), às 10h, no gabinete do Prefeito.

O dia dos futuros políticos será cheio de atividades. Logo após tomarem posse eles já seguem para cumprir a agenda de seus respectivos vereadores, prefeito e vice. No início da tarde seguem para a Câmara de Vereadores para acompanhar um pouco do trabalho desenvolvido pelos vereadores e conhecer as dependências da casa. Às 16h participam do corte do bolo de aniversário da cidade no Parque Ecológico Alessandro Weiss e às 19h voltam à Câmara para a sessão solene alusiva ao aniversário de 153 anos, onde receberão o diploma pela participação no projeto.

Confira quem são os Vencedores do concurso:

 

Classificação Adolescente / Político que representa

1ª Alexandre da Costa Vieira (prefeito Jandir Bellini)

2ª Bruna do Nascimento (vice-prefeita Dalva Maria Rhenius)

3ª Paulo Rogério B. da Silva Junior (vereador Maurílio Moraes)

4ª Samara Paulina Pereira da Silva (Vereador Márcio José Gonçalves – Dedé)

5ª Iris Victoria Trigoite Machado (vereador Douglas Cristino)

6ª Talita Sarah Nunes Miranda (vereador Thiago Morastoni)

7ª Gislaine Maria V. Ribeiro (vereador Giovani Félix)

8ª Toni Marcos da Silva Nagel (vereador Clayton Luis Batschauer)

9ª Isabel Cristina dos Santos de Lima (vereador Afonso arruda)

10ª Matheus Evilásio Rodrigues (vereador José Ferreira)

11ª Jonathan Henrique Bernadete (vereador Paulo Vicente - Paulinho Amândio)

12ª Fernanda Silva (vereadora Neusa Girardi)

13ª Wesdra Cordeiro Gonçalves (Vereador Antônio A. da Silva – Tonho da Grade)

14ª Fabiana Castelli (vereador Elói Camilo da Costa)

15ª Maria Eduarda da Luz (vereadora Dulce Amaral)

16ª Gabriely Vargas Vieira (vereador Carlos Ely)

17ª Jaini Batista da Silva (vereador Osvaldo Gern)

18ª Carolina Vargas (vereador Osvaldo Mafra)

19ª Ana Isabel da Silva (vereadora Anna Carolina Martins)

20ª Adriel Feliciano Hostins (Vereador Carlos A. da Rosa – Calinho mecânico)

21ª Carolina Vaz Amorim (vereador Julcemar Ferreira)

22ª Karolina Nicolau Reis (vereador Rafael Dezideiro)

23ª Maria José Cardozo (vereador José Acácio da Rocha – Professor Acácio)

 

Conforme as educadoras da Combemi os alunos estão muito ansiosos. “Eles nos perguntam: O que é que eles fazem? Será que eles são brabos professora?”. Do outro lado os políticos também tem se mostrado muito comprometidos. “A maioria já ligou pedindo informações dos alunos, querendo comprar uma lembrancinha e até o almoço eles estão organizando sendo que alguns irão levar os adolescentes para fazer a refeição na sua própria casa, outros optaram por restaurantes”, salienta.

 

Concurso

O Projeto realizado pela COMBEMI anualmente, tem como maior objetivo propiciar ao jovem, espaço para discussões dos problemas sociais, bem como incentivar o protagonismo juvenil, através da formação de cidadãos com maior discernimento político e social, responsáveis, participativos e atentos aos problemas da sociedade.

No dia 06 de maio na sede da Instituição aconteceu o lançamento do projeto. Durante os meses de maio e junho atividades foram realizadas com objetivo de conscientizar o jovem sobre a importância da política, sendo ela pública ou partidária.

O tema foi trabalhado em sala, pesquisas foram realizadas e visitas. Os adolescentes conheceram os espaços dos três poderes. Para finalizar as atividades, foi realizado o concurso literário. 158 adolescentes participaram, sendo 23 ganhadores, eleitos pela equipe da COMBEMI.

 

O que é a COMBEMI?

A Comissão do Bem Estar do Menor de Itajaí, é uma organização da sociedade civil sem fins econômicos, de caráter assistencial, educacional e cultural, foi fundada em 1972, e já beneficiou milhares de crianças e adolescentes do município de Itajaí. Desde 2009, através dos Programas: “Ação para a Juventude” e “Jovens Talentos”, atende a adolescentes e jovens em projetos destinados à oferta de cursos de qualificação profissional básica, programas de aprendizagem e atividades culturais.

Entre as atividades oferecidas estão o Jovem Cidadão, Jovem Empreendedor e COMBEMI Digital. Esses cursos têm como objetivo contribuir com o processo de formação profissional e cidadania de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, favorecendo a convivência familiar, comunitária e o desenvolvimento de habilidades e competências que os tornem aptos para a iniciação no mercado de trabalho, além de contribuírem com o desenvolvimento de habilidades e competências que os tornem protagonistas de suas realidades, melhorando seu contexto atual, além de favorecer em sua formação profissional.

A COMBEMI Digital contribui com o processo de formação profissional e cidadania de adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da Informática e do protagonismo juvenil, fornecendo-lhes conteúdos teóricos e práticos, capacitando-os para interagir com o computador e acompanhar a evolução no mercado de trabalho.

Para se inscrever nos cursos oferecidos pela COMBEMI, o adolescente tem que residir no município de Itajaí, ser aluno da Rede Pública de Ensino, estar entre a faixa etária de 12 a 18 anos (a idade varia conforme o curso) e possuir toda documentação necessária para sua inserção.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS