sexta, 29 de março de 2024
Geral
31/05/2013 | 08:08

Hospital Marieta divulga comunicado

A Direção do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornahusen, sob orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, decidiu suspender novas admissões de pacientes na Unidade de Cuidados Intermediários do setor de Neonatologia, considerando o quadro de superlotação da mesma nas últimas semanas e a detecção de dois óbitos no período.

Segundo o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar as medidas fazem-se necessárias para evitar a superlotação da Unidade, o que poderia propiciar o surgimento de novos casos de infecção. A UTI neonatal é um setor de assistência aos bebês recém-nascidos com alto risco de complicações peri e pós-parto (devido ao baixo peso, prematuridade e consequentemente imaturidade dos órgãos e imunidade). Quadros infecciosos são as complicações mais comuns em Unidades de Terapia Intensiva devido a baixa imunidade, gravidade dos pacientes e necessidade de intervenções médicas para o tratamento curativo destes.

 

Não houve relação entre os dois óbitos ocorridos no setor de Neonatologia. Para melhor investigação dos casos, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar encaminhou amostras para o Laboratório Central (LACEN) para afastar infecções virais. Os resultados para vírus Influenza foram negativos. O Serviço de Controle de Infecção aguarda os resultados para outros vírus típicos desta faixa etária.

Outras medidas estão sendo tomadas pela Direção da Unidade Hospitalar para readequar as rotinas de trabalho e a prevenção de infecções como a restrição parcial do fluxo de visitas, intensificação nas atividades de higienização e limpeza, além de treinamento de funcionários do setor em medidas específicas de prevenção de infecções.



Dr. Cleyton Gregory Silva
Chefe do Serviço de Infectologia do HMMKB

Dr. Ricardo Dimas Zimmermann
Coordenador da CCIH do HMMKB
 

Dr. Lírio Eing

Diretor Técnico do HMMKB


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS