terça, 16 de abril de 2024
Geral
17/05/2013 | 11:11

Músico itajaiense Arnou de Melo apresenta seu trabalho no Programa Talentos da TV Câmara

 

Dar visibilidade à música instrumental produzida em Santa Catarina, possibilitar o acesso do público à música instrumental de qualidade e abrir espaço para a produção musical catarinense em outros estados da federação. Com esta missão o músico Arnou de Melo parte na próxima semana (25/05) para Brasília, para gravar sua participação no Programa Talentos, da TV Câmara.

“A Música Instrumental possui poucos espaços de visibilidade. O Programa Talentos da TV Câmara destaca-se por cumprir esta função. Este convite abre inúmeras possibilidades para o cenário musical catarinense, particularmente de Itajaí, um importante polo de produção musical do país, pois proporcionará um espaço para que os músicos mostrem a excelência e a virtuosidade de seus trabalhos em rede nacional de televisão”, argumenta Arnou.

Na oportunidade Arnou de Melo irá apresentar o seu trabalho autoral, reunido no CD Fantasia (A Grande Viagem; Fantasia; Itajaí, Ares e Mares; Blues Por Nêni; Lélia; Grandes Encontros; Samba Novo), além de Até Mais, Calica e Anjo da Guarda; e Manhã de Carnaval (de Luiz Bonfá e Antônio Maria).

Arnou de Melo estará acompanhado pelos músicos Willian Goe – Bateria, Edilson Forte (Tatu) – Piano e Gledison Zabote – Sopros, artistas com comprovada contribuição para o desenvolvimento e difusão da música instrumental catarinense.

O programa será gravado no estúdio/auditório da TV Câmara, em Brasília, no próximo dia 27 de maio, e a exibição é prevista para ocorrer nos próximos 60 dias.

A participação do grupo no Programa Talentos foi viabilizada pela Prefeitura e Fundação Cultural de Itajaí, através do Edital Programa de Apoio ao Intercâmbio Cultural.

 

Programa Talentos

O Programa Talentos foi ao ar pela primeira vez em julho de 2001, inaugurando a linha de produtos culturais da TV Câmara. Ele nasceu do desejo de divulgar a música produzida por artistas já consagrados e também funcionar como espaço alternativo aos novos nomes da MPB.

          Além da apresentação do músico ou banda, o programa traz sempre uma entrevista que serve para revelar um pouco da trajetória e curiosidades do processo criativo dos convidados. A estreia do programa, que tem uma hora de duração, acontece sempre aos SÁBADOS, às 23h, com reprises: DOMINGO às 11h e 18h30; QUARTA às 4h; SÁBADO às 09h.

          Ao longo dos anos, Talentos reuniu um rico acervo com mais de 300 gravações de diferentes tendências da nossa música. Alguns nomes conhecidos que já participaram do programa são Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Elza Soares, João Bosco, Francis Hime, Flavio Venturini, Geraldo Azevedo, Dori Caymmi, Paulo Cesar Pinheiro, Renato Andrade, Rosa Passos, Paulinho Moska, Toninho Horta e Juarez Moreira, Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Leny Andrade e vários outros. Talentos também ajudou a revelar músicos como Hamilton de Holanda, Gabriel Grossi, Rogério Caetano, Antônio Carlos Bigonha, Pedro Martins e Ellen Oléria.

A TV Câmara é uma emissora pública, sem fins lucrativos, seu sinal é distribuído para todo o território nacional (por meio de operadoras de cabo, parabólicas, UHF e TV Aberta Digital em várias capitais) e se tornou um excelente veículo de divulgação da boa música brasileira.

 

Arnou de Melo

Arnou de Melo é músico contrabaixista, compositor e produtor musical. Formado pelo BIT - Bass Institute of Technology do MI - Musicians Institute de Los Angeles, Califórnia, em 1990, tendo recebido o prêmio de “Outstanding Student of the Year”.

Arnou começou sua carreira profissional aos 17 anos em bandas de baile, como o 4ª Redenção, grupo de projeção no sul do país nos anos 80/90. Seu início de carreira foi marcado pela presença do grande pianista itajaiense, Nêni, que considera ter sido seu primeiro professor e mais tarde pela parceria com Carlinhos Niehues, grande compositor catarinense, ambos já falecidos. Suas influências musicais vieram do meio familiar nos anos 50 e 60, quando ouvia em casa o melhor da música brasileira, as obras de grandes compositores clássicos e o jazz de grandes músicos americanos, tendo desenvolvido o conhecimento desta música na época em que estudou nos Estados Unidos.

Músico há mais de 40 anos, tem em seu currículo professores tais como Oscar N. Kleis (Nêni), Jeff Berlin, Bob Magnusson, Gary Willis, Steve Bailey, Carl Shroeder e Arismar do Espírito Santo. Tendo atuado no Brasil e Estados Unidos, já tocou com nomes como Luiz Meira, Cláudio Infante, Vinícius Dorin, Arismar do Espírito Santo, Cuca Teixeira, Jorginho do Trompete, Toninho Horta, Lupa Santiago, Victor Alcântara, Carlos Ezequiel, Guinha Ramirez, Alessandro Kramer, Robertinho Silva, Téo Lima e outros grandes nomes da música brasileira.

Arnou de Melo dedica sua vida a produção e difusão da música instrumental. Foi produtor das Jam Sessions do Festival de Música de Itajaí, de 1998 a 2004. Produtor musical do projeto “Itajazz -Grandes Encontros” de 2001 a 2003. Fez a abertura dos Show´s de Alegre Correa, no 6º Festival de Música de Itajaí; de Hermeto Pascoal, no Festival de Jazz de Joinville, em 2003; do Trio 202, na 12ª edição do Festival de Música de Itajaí, em 2009.

Foi coordenador das Oficinas e Diretor Musical do Festival de Música de Itajaí nos anos de 2005 a 2008.  Diretor do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí de 2007 a 2008. Diretor Musical do FEMIC (Festival da Música e da Integração Catarinense) de 2007 a 2010. - Ministrou curso de "Prática de Estúdio", nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música na UNIVALI - Universidade Vale do Itajaí, nos anos de 2008, 2009 e 2010.

Em 2009 gravou o seu primeiro CD solo "Fantasia" com composições e arranjos próprios. Fruto deste trabalho, em 2010, circulou durante o mês de agosto com a turnê Fantasia por seis municípios catarinenses. Desde 2010, coordena o Projeto Show-aula: o descortinar da música no ensino fundamental, que consiste em concertos didáticos para alunos da rede pública.

Em novembro de 2010 participou de turnê com Ana Paula da Silva – Quartett, na Áustria. Juntamente com os músicos catarinenses Ana Paula da Silva e Willian Goe, e o brilhante pianista austríaco Martin Reiter, realizou concertos nas cidades de Klosterneuburg, Gmunden e Lustenau. Fez show do seu cd “Fantasia” e acompanhou a cantora Paula da Silva e o guitarrista Cássio Moura, no Joinville Jazz Festival, em novembro de 2010.  Ainda em 2010, fez show no projeto "Panorama", em Jaraguá do Sul e participou da gravação ao vivo do DVD da cantora catarinense Bárbara Damásio.

Ainda em 2011, acompanhou o músico Luiz Meira, em diversas apresentações em Buenos Aires, Argentina. Fez concertos de Jazz com o duo Soprando Baixo no SESC Joinville e no Sesc Jaraguá do Sul; show na Jam Session do Floripa Instrumental e a Produção e Direção do evento de Abertura do Natal da cidade de Itajaí.

Participou em março de 2012 da turnê Cordas & Cuerdas Turnê, Uruguai e Argentina, a convite da Red Cultural Mercosur. Através do projeto de circulação do SESC SC, realizou o concerto “Soprando Baixo”, em duo com Saxofonista Gledison Zabote, em Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Lages e Joaçaba, em agosto; e Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma e Chapecó, em janeiro de 2012.

Ministrou as oficinas de Contrabaixo e de Prática de Conjunto, no 15º Festival de Música de Itajaí, em abril de 2012. Fez a produção e direção musical do show de abertura da VOR (Volvo Ocean Race), na etapa Itajaí, em abril de 2012. Ainda em 2012, participou da gravação ao vivo do DVD “Homenagem a Elis Regina”, pelo projeto Acústico Brognoli, no Teatro Pedro Ivo, com a participação da cantora Luciana Melo, do Rio de Janeiro; do Show de Música Popular Brasileira Instrumental, acompanhando o músico João Donato, em junho de 2012; e do Concerto de jazz no Auditório Jurerê Classic, acompanhando o pianista francês Christian Brenner, em abril/2012, todos em Florianópolis.

Faz shows quinzenais de música instrumental com o guitarrista Mazin da Silva, no Basement English Pub, em Blumenau, e concertos de jazz semanais, com o guitarrista Cássio Moura, no Café da Corte, em Florianópolis. É proprietário de estúdio de gravação (Porta Voz Estúdios) em Itajaí, onde grava e produz outros artistas e se apresenta periodicamente na região sul, executando Música Popular Brasileira Instrumental e Jazz. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS