sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/05/2013 | 11:07

Fachadas do Tempo - Exposição no Museu Histórico mostra prédios de Itajaí

 

Em comemoração à 11ª Semana Nacional de Museus desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no dia 21 de maio, o Museu Histórico de Itajaí, unidade cultural da Fundação Genésio Miranda Lins, inaugura a exposição “Fachadas do Tempo – A construção modernista em Itajaí e os desafios criativos na arquitetura contemporânea”.

Exposições temáticas como esta tem promovido a salvaguarda, a pesquisa e a comunicação em torno do patrimônio histórico da cidade, formando indivíduos capazes de realizarem mudanças, tanto para sua satisfação pessoal quando comunitária, garantindo a preservação destes às futuras gerações.

Um levantamento feito nos cadernos de registro do Museu Histórico de Itajaí, composto pelo caderno de visitantes dos eventos realizados no Salão Nobre Rui Barbosa e dos registros de ações de educação patrimonial, totalizam 40.001 visitantes no biênio 2011/2012. Soma considerável se comparado ao biênio 2009/2010, que teve 14.647 visitantes. Isto se deve ao empenho de toda equipe operacional do Museu Histórico de Itajaí em prol da comunidade itajaiense através de ações como esta, que faz aproximar, conhecer e valorizar a história e memória da população local.

A mostra abordará os aspectos do modernismo brasileiro, iniciado nos anos 30 e que perdurou até o final dos anos 70, junto com o declínio do regime militar. Em Itajaí, um dos princípios básicos desta mudança foi sua arquitetura modernista, rejeitando toda a arquitetura anterior ao movimento do século XIX, expressada na pompa do ecletismo ornamental.

As ideias de industrialização, economia e expansão começavam a desenhar edifícios que expressavam o crescimento econômico da cidade liderado pelas ampliações do fluxo econômico do seu Porto através de prédios multifuncionais. Edifícios como o Banco Inco, o Rio do Ouro, entre outros, estarão na Mostra que também será ambientada por um vídeo documentário.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS