sexta, 19 de abril de 2024
Geral
13/05/2013 | 16:49

Prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição para ingresso em cursos do IFSC termina nesta quarta

Candidatos aos cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 15 de maio. O benefício é concedido a doadores de sangue e pessoas de baixa renda. O processo seletivo 2013.2 do IFSC oferece 2.883 vagas em 80 cursos distribuídos em 16 cidades do estado. Na Região do Vale, são 200 vagas para os câmpus Gaspar e Itajaí.

As condições para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição devem ser conferidas nos editais disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br. A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 (exceto para o curso técnico subsequente de Produção de Materiais Didáticos Bilíngue, que não possui taxa de inscrição) e para os cursos de graduação é de R$ 40,00.

As inscrições para os cursos do IFSC devem ser feitas no site www.ingresso.ifsc.edu.br até 10 de junho. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

O vestibular para os cursos de graduação será realizado no dia 23 de junho. Já a prova de seleção para os cursos técnicos está marcada para o dia 30 de junho. A lista dos candidatos aprovados será divulgada no dia 15 de julho.

Entenda os tipos de cursos

O IFSC oferece três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. E, para os cursos técnicos subsequentes, o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC.

Os cursos de graduação também são divididos em três tipos: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são as Engenharias que, por serem mais abrangentes, possibilitam uma área de atuação maior. Os cursos de licenciatura são destinados à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico.

Estão disponíveis cursos para as seguintes cidades: Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. A lista com todos os cursos por câmpus e por cidade pode ser conferida no site www.ifsc.edu.br ou nos editais disponíveis no Portal do Ingresso.

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS