terça, 16 de abril de 2024
Geral
13/05/2013 | 15:14

Violência no trânsito - Olhar sensível para o trânsito é tema de capacitação

Dando início à série de capacitações para o enfrentamento da violência no trânsito conforme compromisso firmado com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria de Segurança do Cidadão, promove nesta quarta, quinta e sexta-feira (15, 16 e 17), o encontro “Olhar sensível para o trânsito”. A palestra inicia às 08 horas no auditório da Secretaria de Segurança e do Cidadão. 

O tema será apresentado pela palestrante Irene Rios, que falará para motoristas da Secretaria de Saúde e agentes de trânsito e administrativos da Codetran. “Queremos promover a paz no trânsito e precisamos fazer o dever de casa, conscientizando nossos motoristas e os agentes de trânsito para que eles sejam multiplicadores desta grande campanha”, afirma a enfermeira responsável pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde. 

Dentro da temática “Olhar sensível para o trânsito”, serão abordados os seguintes assuntos: Você faz a diferença, Relações Humanas no Trânsito: Ética e Cidadania, Alternativas Preventivas não Punitivas para a Segurança Viária e Métodos e Técnicas de Educação para o Trânsito.   

Segundo informações da Secretaria de Segurança do Cidadão, somente em abril, 436 boletins de ocorrência foram confeccionados pelo Setor de Atendimento a Acidentes de Trânsito na área de atuação da Codetran. Uma média de 14 por dia. “Nosso compromisso com a população é conscientizá-lo de que os bens materiais são conquistados novamente, mas a perda de uma vida ou um acidente que deixa graves sequelas é irreversível. Por isso, a cordialidade e a educação são fatores essenciais para a paz no trânsito”, afirma o Coordenador de Trânsito. 

Irene Rios é Mestranda em Educação; Especialista em Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito e em Metodologia de Ensino; Presidente da Câmara Catarinense do Livro; Professora universitária das disciplinas de Projetos em Educação para o Trânsito; Educação para o Trânsito, Campanhas Educativas de Trânsito e Educação de Trânsito para Crianças e Adolescentes; Autora de artigos e livros na área de Educação para o Trânsito. Consultora e co-autora do projeto “Gincana Cultural de Trânsito”, vencedor do XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito - 2012 - na categoria "Educação no Trânsito - Projetos e Programas".

 

------------------------------- 

Informações adicionais:

Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde

Telefone: 3249-5509 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS