quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/04/2013 | 11:05

Liderança e representação política do setor terciário em discussão

 

A liderança como instrumento de melhoria da representatividade e da representação Sindical é o tema central do 1º Congresso Regional do Sicomércio – Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio, que acontece até sexta-feira, 5 de abril, no auditório do Sesc de Cacupé, em Florianópolis. A cerimônia de abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira à noite, com um jantar, no Centro de Eventos da ACM - Associação Catarinense de Medicina.

Em seu discurso de boas-vindas aos participantes do congresso, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina - Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, falou sobre o tema liderança e disse que saber o momento de renovar e de apresentar novas estratégias para obter melhores resultados são, também, atributos de um líder.

De acordo com o presidente da Fecomércio-SC, discutir a liderança como instrumento para a melhoria da representação sindical é um investimento alinhado às novas exigências da economia e sociedade brasileira. "Há um descompasso entre a importância econômica do setor terciário e a nossa representação política. Enquanto outros setores da economia têm acesso ao BNDES, ao FAT e a créditos externos, o setor terciário não tem as mesmas facilidades, o que o torna mais dependente de financiamento bancário. Ademais, essas políticas protecionistas, que sem dúvida ajudaram a fortalecer o mercado interno, não podem permanecer restritas à economia industrial e ao estímulo às exportações. Queremos que esses incentivos sejam também extensivos ao setor", afirmou Breithaupt. 

Os presidentes das Federações do Comércio do Rio Grande do Sul e do Paraná, Zildo de Marchi e Darci Piana, respectivamente, parabenizaram o discurso do anfitrião Bruno Breithaupt, destacando que a preocupação com a representação política do setor é uma questão que está ligada à modernização do país. “Quem não se atualiza vai ficar assistindo o passar do tempo”, afirmou de Marchi. “Os três estados do Sul têm uma economia muito semelhante. E o comércio quer uma indústria nacional forte, competente, capaz de fornecer os produtos que nós conseguimos vender”, disse Piana. 

Representando o governador Raimundo Colombo no evento, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, sugeriu que o Congresso Regional do Sicomércio também discutisse formas de pressionar o governo a ter, assim como as empresas, uma melhor gestão. “As federações empresariais devem se unir para forçar o setor público a ter uma gestão mais eficaz. Temos uma carga tributária excessiva, uma sanha fiscal que impede o pleno crescimento dos setores produtivos”, afirmou Bornhausen.

Em nome do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli, o deputado Darci de Matos (PSD), disse ter a certeza de que o encontro da Sicomércio será de grande importância para o setor, discutindo estratégias e diretrizes para o fortalecimento do comércio do Sul do país.
Participam do 1º Congresso Regional do Sicomércio os presidentes de entidades sindicais ou que estejam no exercício da presidência dos respectivos sindicatos, integrados ao Sicomércio, com sede nos três estados da Região Sul.

Os debates no Sesc de Cacupé começam na manhã desta quinta-feira, dia 4 de abril, com a abertura oficial do diretor-secretário da Confederação Nacional do Comércio, Pedro Nadaf.
Para ele, estes três dias de integração e debate em torno da liderança são apenas o começo de uma série de encontros regionais que, ao final, provocarão o fortalecimento da base de representação do comércio em todo o país. “Pretendemos fechar o ciclo com um grande congresso nacional. Mas, por enquanto, desejamos a todos dois dias de muita reflexão sobre o nosso papel como lideranças de um setor dinâmico capaz de dar respostas às necessidades do momento em que vive o país”, afirmou Nadaf.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS