quinta, 18 de abril de 2024
Geral
20/03/2013 | 08:21

Vereadores discutem Traçado de Ferrovias na Fiesc

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Osvaldo Gern (PP), os vereadores Thiago Morastoni (PT) e Rafael Dezideiro (PRP), juntamente com a comissão Pró Ferrovias, participaram de uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), que tratou sobre as ferrovias em Santa Catarina, na última sexta-feira (15).
 
Formada por lideranças políticas e empresariais, a comissão se reuniu com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueredo. A EPL será responsável pela definição da rota das ferrovias que serão construídas pelo Governo Federal nos próximos anos e os representantes de Itajaí querem garantir que a cidade seja contemplada pelos projetos. 
 
Foram definidas quatro prioridades para Santa Catarina: a ferrovia Litorânea entre Imbituba (SC) e Paranaguá (PR); a Norte-Sul ligando Panorama (SP) ao Porto de Rio Grande (RS) passando por Chapecó (SC); Ferrovia entre Maracaju (MS) a Mafra (SC), com corredor ferroviário até os Portos de São Francisco (SC) e Itapoá (SC), além de Paranaguá (PR) via binário ferroviário; e a ferrovia da Integração, também conhecida como ferrovia do Frango, ligando o Oeste de Santa Catarina ao Porto de Itajaí (SC).
 
Bernardo Figueiredo disse que o governo trabalha para começar a obra da Ferrovia da Integração no próximo ano. "O projeto da ligação Oeste ao Porto de Itajaí deverá ser licitado até o final deste ano para a obra começar em 2014. O governo federal trouxe para o programa ferroviário um modelo de concessão, que é a aberto. Vamos acabar com o monopólio”, declarou o presidente da EPL.
 
O vereador Osvaldo Gern saiu satisfeito do encontro e comentou que a ferrovia será importante para a economia de Itajaí e de Santa Catarina. “Temos um trabalho intenso pela frente e o governador Colombo disse que vai cobrar agilidade na execução dos projetos”, finalizou o presidente da Câmara.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS