quinta, 28 de março de 2024
Esportes
14/03/2013 | 17:24

Tenistas de 37 países disputam um dos maiores torneios infanto-juvenis de tênis do Brasil em Itajaí

Hoje acontecem as quartas de finais, amanhã as semifinais e no sábado as finais, no Itamirim, com entrada gratuita

 

 

Nesta sexta-feira (15) e sábado (16) Santa Catarina acompanha as semifinais e finais do  Banana Bowl, o mais tradicional torneio juvenil disputado no Brasil, que está em sua 43ª edição.O evento é disputado nas categorias 12 anos (nacional – Confederação Brasileira de Tênis), 14 anos e 16 anos (Cosat – Confederação Sulamericana de Tênis) e 18 anos (ITF - ), além do Tennis 10′s (nacional – Confederação Brasileira de Tênis). Em 2013 as categorias Tennis 10′s, 12 anos e 18 anos estão sendo disputadas no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí. As categorias 14 e 16 anos são disputadas no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo.

Só na categoria 18 anos, a principal, o torneio teve a inscrição de tenistas de 24 diferentes países. No total, 395 atletas de 37 países estão inscritos na importante competição. “Como o torneio oferece alta pontuação no ranking internacional, é muito procurado pelos tenistas do mundo inteiro”, explica Paulo Moriguti, diretor do torneio. “É o torneio mais tradicional do País, que já está em sua 43ª edição”, destaca Moriguti.

A política de incentivo à formação de novas lideranças no tênis brasileiro vem sendo desenvolvida nesta atual gestão, que tem à frente o catarinense Jorge Lacerda. “A nossa categoria de base vem sendo estimulada desde o ano de 2008, com a construção de um calendário sólido no Brasil fazendo com que nossos tenistas não precisem sair do País para pontuar internacionalmente, bem como financiando treinamento e as viagens dos principais atletas jovens às giras européias, sul-americanas e americanas”, explica o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). As competições nacionais começam agora a partir dos 12 anos para que assim seja possível antecipar o profissionalismo dos atletas que se destacam. “Nossos atletas com 15 e 16 anos já começam a ganhar experiência internacional, participando das principais competições da América do Sul e em alguns casos até mesmo da Europa. Diminuímos o número de torneios nacionais, mas aumentamos sua qualidade, permitindo que os melhores passem a jogar juntos desde cedo”, continua Lacerda, afirmando que isto provocou um ganho de qualidade que terá seus frutos colhidos nos próximos anos.

São os casos dos “Tiagos”,  Thiago Monteiro e Tiago Fernandes, já tidos como grandes promessas do Brasil para o futuro. Fernandes tem apenas 20 anos e foi o primeiro brasileiro a conquistar um Grand Slam na categoria  juvenil e a chegar no topo do ranking mundial juvenil. Ele venceu o Aberto da Austrália de 2010 e virou o número 1 em abril daquele mesmo ano. “Tiago Fernandes é talvez o principal nome desta nova safra de tenistas brasileiros e começou a ser lapidado ainda em 2008. Não temos como garantir quem destes atletas vai ser um novo Gustavo Kuerten, por exemplo, porque para ser um número 1 do mundo na ATP o tenista precisa contar com seu próprio esforço e sua própria determinação, mas a base necessária para isto nós já ajudamos a dar”, salienta o presidente da CBT.

 

No feminino é possível destacar Beatriz Haddad Maia, que treina em Santa Catarina, na academia de Larri Passos. Ela vem se destacando e seu auge, no ano passado, foi bater o recorde da tenista brasileira mais nova a disputar uma final juvenil em duplas do grand slam Roland Garros. 

 

“Com o apoio dos Correios, temos melhorado a preparação dos tenistas brasileiros desde cedo. Tivemos no ano passado as equipes campeãs sul-americanas das categorias 12, 14 e 16 anos, além do terceiro lugar no Mundial feminino de 16 anos e o quarto lugar no Mundial masculino de 14 anos. Os resultados estão vindo e nos mostram que estamos no caminho certo”, finaliza Lacerda.

O 43º Banana Bowl tem o patrocínio dos Correios, o patrocinador oficial do tênis do Brasil, apoio Asics, a marca oficial do tênis no Brasil, e Peugeot, a montadora oficial da CBT, de Baeza Eventos, Banco Volkswagen, EGA Solutions e Sincor. A realização é da Confederação Brasileira de Tênis, da Federação Catarinense de Tênis e da Federação Paulista de Tênis. Os clubes parceiros que sediam o torneio são o Itamirim Clube de Campo e o Clube Paineiras do Morumby. A bola oficial é Tretorn. A supervisão é da ITF e da Cosat.

O Itamirim fica na Rua José Gall, nº 1106, Bairro Carvalho, Itajaí. A entrada para conferir de perto o Banana Bowl é franca e estará liberada para não sócios do clube.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS