sexta, 19 de abril de 2024
Geral
26/02/2013 | 09:28

Unidade de Saúde do Brilhante orienta sobre Diabetes e Hipertensão Arterial

 

Os pacientes atendidos pela Unidade de Saúde do Brilhante, na área rural de Itajaí, terão uma tarde diferente nesta quarta-feira (27), a partir das 14 horas. A equipe de profissionais promoverá uma roda de conversa com orientações relacionadas à Diabetes e Hipertensão Arterial. O encontro ocorrerá na Igreja de São Roque, situada na comunidade de Arraial dos Cunhas. 

A doença

O diabetes é uma enfermidade que aumenta a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. Nosso organismo transforma em açúcar os alimentos que comemos e a insulina ajuda no transporte do açúcar do sangue às células do corpo, onde será usado como energia. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida não funciona adequadamente. Com o tempo, os níveis de açúcar no sangue podem causar problemas sérios a saúde dos olhos, nos nervos, nos rins, no coração, nas veias, nos pés ou seja, nas extremidades do corpo humano.

Existem dois tipos de diabetes. Do tipo I, que geralmente ocorre na infância ou na adolescência e o paciente é insulinodependente e Diabetes tipo II que geralmente ocorre em adultos obesos, acima de 40 anos e, a princípio, não são insulinodependentes. Muita fome, muita sede, urinar muito, visão turva - nublada, perda de peso, fraqueza, cansaço, infecções de repetição em pele, urina, genitais, lesões na pele e nos pés são os principais sintomas da doença. O diabetes não tem cura, mas quando diagnosticada precocemente, pode ser controlada, garantindo saúde e qualidade de vida ao paciente. 

Uma vez instalada, a doença pode causar a conhecida hipertensão - usualmente chamada de pressão alta, quando a pressão arterial é, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

Quais são as consequências da pressão alta?

A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.

Quem tem pressão alta?

Pressão alta é uma doença "democrática". Ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.

A hipertensão é muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinga em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.

10 Mandamentos contra a pressão alta:

Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

Pratique atividades físicas todos os dias.

Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

Abandone o cigarro.

Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

Ame e seja amado.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS