quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/02/2013 | 08:40

Curso ensina como tornar o solo fértil sem gastar com fertilizantes

 

O colombiano Jairo Restrepo Rivera e o mexicano Jesus Ignácio Simon Zamora dedicaram anos de suas vidas ao estudo da microbiologia do solo e os processos químicos e físicos que o tornam fértil. Entre os dias 6 e 11 de abril, os agrônomos estarão na Epagri, em Itajaí, para ministrar um curso direcionado à pesquisadores, estudantes e produtores rurais, interessados na agricultura orgânica e nas técnicas de fabricação de insumos não tóxicos.
 
O curso alia conhecimentos milenares da agricultura com processos inovadores e tecnológicos. Serão vistos conceitos fundamentais e aplicações práticas utilizadas pela vanguarda da agricultura sustentável mundial, como a agro homeopatia e a cromatografia.
 
Segundo Dalva Schuch, agrônoma e organizadora da formação, o curso transmitirá informações esclarecedoras para produtores que tem intenção de deixar a agricultura convencional e iniciar a produção de orgânicos, de forma rápida e segura. “As técnicas utilizadas permitem que a conversão para produção orgânica ocorra em poucos anos”, afirma Schuch.
 
Os participantes aprenderão a desenvolver biofertilizantes e compostos feitos com insumos locais, disponíveis para qualquer agricultor ou produtor. Também estudarão sobre a regeneração dos solos, benefícios da remineralização da matéria orgânica, a recuperação da fertilidade e as vantagens da utilização de adubos verdes.
 
O curso é promovido pela Fundação Praia Vermelha, e conta com a parceria da Universidade do Vale do Itajaí, da Empresa de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Associação Teto Verde.
 
Inscrições
 
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet, no Blog do curso, ou pelo e-mail agr.organica2013@gmail.com. O investimento do curso varia conforme a escolha dos módulos: Agricultura orgânica e/ou Microbiologia do solo.
 
Até o dia 28 de fevereiro, a matrícula em apenas um módulo custa R$ 425,00, e nos dois módulos custa R$ 850,00. O valor inclui certificado e alimentação (três refeições).  A organização do curso também presta orientações sobre hospedagens no blog do evento.
 
 
Serviço:
O quê: curso Agricultura Orgânica e Microbiologia do Solo
Quando: de 6 a 11 de abril
Onde: Epagri - Rodovia Antonio Heil, km 6 - Itaipava - Itajaí – SC
Inscrições: Clique aqui, ou pelo e-mail
agr.organica2013@gmail.com
 Mais informações:
Blog do curso: cursoagriculturaorganica2013.blogspot.com.br/
Conheça o site dos ministrantes do curso: www.mushumus.com
Telefone: (47)9998-5575 , com Dalva Schuch
______________________________
 
Material Extra
Buscando a soberania alimentar

O conceito surgiu pela primeira vez pela Via Campesina, em 1996. A Via Campesina é um movimento internacional que coordena organizações camponesas de pequenos e médios agricultores em todo o mundo. Resumidamente, a soberania alimentar é o direito dos povos e das pessoas de decidirem sobre sua própria política agrícola e alimentar; de proteger e regular a produção agrícola doméstica e o comércio com o objetivo de desenvolvimento sustentável; de determinar o quanto querem ser autossuficientes.
70% dos alimentos consumidos no Brasil são produzidos pela agricultura familiar, indica o Ministério do Desenvolvimento Agrário.  Porém, a contribuição social desses pequenos produtores é pouco reconhecida dentro da política agrária. O domínio do mercado, que os torna dependente de sementes híbridas e fertilizantes químicos, que os deixam à mercê da guerra de preços, e que não desestimula o manejo dos agrotóxicos, vulnerabiliza os agricultores.
 
A agroecologia vem se mostrado uma alternativa sustentável para os produtores rurais. O desafio é ampliar em escala e difundir as soluções encontradas em cada lugar, revertendo políticas que, na prática, impedem que essas organizações realmente assumam o controle da economia e da ecologia na área de alimentos.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS