quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/02/2013 | 09:44

Téspis Cia. de Teatro inicia em Buenos Aires montagem de sua nova peça

 

O ano de 2013 mal inicia e a Cia. de Itajaí (SC) já trabalha em ritmo acelerado em seu novo projeto de montagem. Tendo sido premiada com o aporte financeiro do programa Iberescena - Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Íbero-Americanas, o grupo começa a levantar seu mais novo espetáculo que tem como ponto de partida a discussão sobre o universo da transexualidade e a normalidade do sexo.

            O Fundo Iberescena é um programa de fomento criado em novembro de 2006 pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo. Atualmente ele é integrado por 11 países, são eles: Argentina, Brasil, Colômbia Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. O edital contempla o fomento, integração e o aporte necessário para a promoção de artes cênicas ibero-americanas. O fundo tem um montante de 1 milhão de Euros para distribuir entre esses países. No Brasil foram 21 projetos devidamente aprovados pelo edital. 

            Em parceria com a Periplo Compañía Teatral(Argentina), a Téspis Cia. de Teatroaborda um assunto no mínimo polêmico. Cheio de nuances, contrastes e ainda obscuro e/ou ignorado pela sociedade. Para Diego Cazabat, diretor do espetáculo, a montagem irá abordar distintos pontos de vista, enfoques, afirmações e contradições dentro do próprio campo transexual. Os personagens dessa peça são reflexos de homens e mulheres que buscam incansavelmente alcançar uma imagem que encaixe em algum tipo de classificação aceita. Quando, na maioria dos casos, essa aceitação não existe. Vivendo ainda sobre a ótica da marginalidade social, os transexuais habitam “um mundo de estrangeiros em seus próprios corpos”, completa Cazabat.

            O espetáculo reafirma uma antiga parceria entre as companhias de Itajaí e Buenos Aires iniciada em 1997. Inclusive, através de um estágio de três meses na sede do grupo argentino, foi montado o espetáculo “Bodas, um ato cotidiano”. Trabalho que em cinco anos de vida rendeu para a Téspis Cia. de Teatro vários prêmios e elogios do público e crítica. “Este projeto de coprodução tem a intenção de dar continuidade a esse processo de intercâmbio, pois reconhecemos nos membros da Periplo, grandes mestres do teatro. Principalmente pelo fato de ser um grupo de pesquisa, que investiga incansavelmente o fazer teatral, tendo o ator como centro do processo criativo”, explica Denise da Luz, atriz da Téspis Cia. de Teatro.

            O espetáculo tem a estreia prevista para novembro desse ano dentro das comemorações dos 20 anos do grupo. Ou seja, isso é somente o começo de um ano cheio de novidades e comemorações. E quem sai ganhando com tudo isso, é o público!

 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS