sexta, 19 de abril de 2024
Comissão é formada por representantes do Ministério Público, OAB, Prefeitura, Câmara de Vereadores,
15/02/2013 | 09:03

Novo cálculo da Taxa de Lixo deve ser divulgado na terça-feira

 

Uma nova fórmula de cálculo para a cobrança da coleta de lixo deve ser divulgada na próxima terça-feira (19) pela comissão que estuda o tema. Nesta semana, a comissão formada por representantes do Ministério Público, OAB, Prefeitura, Câmara de Vereadores, ACII, CDL, Intersindical, Observatório Social e entidades ligadas aos trabalhadores, se reuniu para apresentar e analisar alternativas para a tarifa existente, bastante criticada pela opinião pública.

De acordo com o secretário da Fazenda, Marcos Andrade, a reunião durou mais de três horas e diversas propostas foram apresentadas. “As alternativas foram muito discutidas, mas isso ainda vai ser avaliado separadamente por cada um e, no próximo encontro, o grupo decidirá pela taxa que melhor atenderá a população”.  Ainda segundo Andrade, a cobrança da taxa de lixo continua suspensa até que a decisão seja tomada e a prefeitura estuda uma forma de restituir o valor para quem já pagou.

Para o vereador Thiago Morastoni, apesar de não haver uma conclusão, a reunião foi produtiva. “A reunião foi importante, bastante positiva, e tenho certeza que a maior parte da população será beneficiada e pagará menos pela coleta do lixo. Sabemos que os itajaienses não querem deixar de pagar, mas precisam pagar o que é justo e é exatamente por isso que estamos lutando”, ressalta.

A presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Maria Isabel Sandri, aponta que há dificuldade em definir a fórmula mais adequada. “É difícil buscar um valor que seja mais justo, porque alguém sempre vai ter algum problema. O ideal seria verificar a produção de lixo em cada residência, mas Itajaí não possui estrutura para isso”, explica. Maria acrescenta que foram estudadas cobranças de lixos de outras cidades, com porte semelhante ao de Itajaí, mas opções ainda estão sendo estudadas.

Atualmente, a cobrança da tarifa do lixo está suspensa em Itajaí e a orientação é para que a comunidade não efetue o pagamento dos carnês que já receberam, até que uma nova forma de cobrança, mais justa, seja oficializada e divulgada pelas autoridades competentes.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS