sexta, 19 de abril de 2024
Geral
07/02/2013 | 13:32

Balcão da Cidadania retoma atendimento e busca ampliação dos serviços

 

Após um breve recesso em função da mudança para a nova sede do Legislativo, o Balcão da Cidadania da Câmara de Vereadores de Itajaí já está atendendo normalmente. Neste ano o balcão deve ampliar sua área de atuação com o fornecimento de carteiras de identidade, entre outros serviços.

 

Segundo o diretor do Balcão da Cidadania, Luiz Ricardo da Rosa, a ideia é oferecer à população de Itajaí mais uma opção para a emissão da identidade, pois atualmente o Instituto Geral de Perícias de Itajaí (IGP) da cidade tem um número bastante reduzido de servidores para atender vários municípios da região, tornando o processo muito lento.

 

Na última semana, o presidente da Câmara Osvaldo Gern (PP) encaminhou ofício para o IGP manifestando o interesse da Casa em oferecer identidades. Anexado ao documento a Câmara enviou um relatório com toda a estrutura física e funcional do balcão, como o número de computadores e servidores disponíveis. Agora a Câmara aguarda uma resposta oficial do IGP e se a parceria for firmada os servidores do Legislativo passarão por uma série de treinamentos para efetuar o serviço.

 

Outro serviço que deve ser melhorado no Balcão da Cidadania é o de emissão de Carteiras de Trabalho. Atualmente a CVI já disponibiliza o documento, mas os funcionários da Casa precisam ir ao Ministério do Trabalho para finalizar a confecção. De acordo com Luiz Ricardo da Rosa a intenção é realizar todo o processo no Balcão da Cidadania, já que hoje o Ministério do Trabalho também tem dificuldades em atender toda demanda gerada em Itajaí.

 

Além da Carteira de Trabalho o Balcão da Cidadania já disponibiliza orientação jurídica ao cidadão; orientação e encaminhamento a programas sociais; currículos; emissão de segunda via de certidões de Nascimento, Casamento, Óbito, negativa eleitoral e CPF.  O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, sem intervalo.

O departamento também planeja implantar um balcão de empregos. “Com estes serviços em pleno funcionamento deveremos cumprir ainda melhor a missão do Balcão da Cidadania que é de promover a inclusão social e garantir os direitos de toda população”, afirma o presidente Osvaldo Gern.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS