sexta, 29 de março de 2024
Geral
06/02/2013 | 15:59

Professores discutem Matriz Curricular da Rede Municipal

 

Durante esta semana estão sendo realizadas importantes discussões sobre as Matrizes Curriculares da Educação Infantil, Educação Fundamental e Educação para Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino. Todos os educadores da Rede, cerca de 3.000 profissionais, estão participando ativamente de debates, reflexões e definindo importantes mudanças nas Matrizes Curriculares, que irão nortear todas as atividades propostas em sala de aula nos próximos anos.

Para quem está iniciando carreira, como a agente Luana Barros, de apenas 20 anos, a Formação Continuada está sendo imprescindível. “Nossos encontros têm sido esclarecedores. Estou trocando experiências e perguntando bastante sobre ações em sala de aula”. Já para a experiente professora, Leila Capistrano, a Formação está servindo para atualizar conhecimentos. “A educação é dinâmica. É necessário sempre pararmos para discuti-la e atualizá-la”.

A Formação Continuada acontece todos os anos na Rede Municipal. Em 2013, as discussões estão sendo norteadas por duas temáticas: "Revisão das Diretrizes Municipais da Rede Municipal de Ensino" e "Revisão dos Projetos Pedagógicos". No entanto, a Formação deste ano é uma das mais importantes por se tratar da construção de um documento que irá se tornar uma Matriz Oficial, servindo de base para elaboração dos planos de ensino de todos os professores.

Programação
A programação segue até o dia 14 de fevereiro. E a partir desta quarta-feira (06), os grupos iniciaram as discussões sobre a Revisão dos Projetos Pedagógicos. Os encontros estão sendo distribuídos por área do conhecimento e ocorrem na Secretaria de Educação e Auditório do Centreventos, em horário matutino e vespertino.

Após o término das discussões feitas na Formação Continuada, cada escola receberá a versão final da Matriz Curricular. Este processo está sendo realizado com base nas orientações do Conselho Nacional de Educação, Conselho Municipal de Educação e Ministério da Educação.

O ano letivo de 2013 inicia no dia 18 de fevereiro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS