quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/02/2013 | 16:32

Primeiro projeto de Anna Carolina é voltado para a educação ambiental

 

A vereadora Anna Carolina Martins (PRB) protocolou hoje à tarde (04/02) o primeiro projeto de lei do mandato. Defensora do Meio Ambiente, escolheu justamente esta área para estrear os trabalhos. Ela quer que as crianças tenham acesso ao Aterro Sanitário da Canhanduba e lá recebam orientações sobre a destinação correta do lixo. “Vamos buscar a conscientização através da nova geração, que já cresce com a noção de desenvolvimento sustentável”, afirma a parlamentar.

O projeto de lei determina que as escolas da rede municipal de ensino de Itajaí sejam obrigadas a, uma vez por ano, levar os alunos matriculados no quinto ano do Ensino Fundamental para conhecer o aterro. O texto prevê que o cronograma de visitas fique a critério da direção de cada escola, que deve agendar com antecedência a visita. Já a empresa concessionária responsável pela coleta de lixo deverá oferecer curso ou palestra de no mínimo uma hora aos estudantes.

“O projeto surgiu a partir de uma visita que fiz no início do ano ao aterro. Pude perceber que a visualização do processo de destinação do lixo pode deixar ainda mais claro a importância da reciclagem. Não adianta apenas enterrar o lixo, precisamos buscar alternativas. Uma hora não teremos mais espaço se a destinação final  dos nossos resíduos domésticos forem apenas o aterro”, argumenta Anna Carolina.

Com a aprovação dos demais parlamentares e a sanção do prefeito Jandir Bellini, a empresa concessionária deverá comunicar à Secretaria de Educação que está preparada para receber os alunos. Pelo projeto, o prazo para a empresa se adequar e capacitar funcionários para a realização de cursos ou palestras é de 90 dias, a contar da data da publicação. Caberá à Secretaria de Educação a fiscalização do cumprimento desta lei, caso aprovada. Tanto a concessionária, quanto as escolas deverão ser advertidas caso não cumpram a determinação. Em caso de reincidência, ficam sujeitas a processo administrativo. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS