quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/02/2013 | 17:00

Complexo do Itajaí opera navios com 45 metros de boca

 

O Porto de Itajaí concluiu na manhã desta sexta-feira, 01, as operações do navio Maersk Lavras, um cargueiro com 300 metros de comprimento e 45 metros de boca (largura). Até então, a capacidade do Complexo era de receber navios de 304 metros de comprimento, porém, com 40 metros de boca. O navio atracou na margem direita, no berço operado pela APM Terminals Itajaí. “A atracação ocorreu na quinta-feira e o navio zarpou na manhã de sexta. A operação foi um sucesso, o que comprova que nosso complexo pode receber navios desse porte”, explica o diretor Executivo do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz.

         A autorização da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí para que fosse realizada a atracação em caráter experimental ocorreu na semana passada, após reunião realizada entre autoridades, praticagem, empresas de rebocadores e terminais portuários. “A operação realizada hoje é resultado de uma serie de estudos, envolvendo simulações por computador e modelagem matemática, realizados por empresa especializada e avalizados pela Praticagem e Autoridade Marítima, pois demonstraram total segurança nas manobras”, acrescenta o diretor.

         Para o Complexo do Itajaí a atracação de navios com maior porte físico, a exemplo do Maersk Lavras, possibilita que o armador venha a ter menor custo operacional e um ganho de capacidade no carregamento de cargas. “Isso poderá fazer com que novos serviços venham para nossa cidade”, acrescenta. O aumento do tamanho dos navios em operação é uma tendência global, que vem sendo aplicada pelas grandes empresas de navegação.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS