sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/02/2013 | 09:39

Gotemburgo será a última parada da Volvo Ocean Race 2014-15

 

Gotemburgo é a segunda maior cidade da Suécia e tem o maior porto da Escandinávia, o que a credencia a receber grandes eventos esportivos. Na temporada 2014-15, os suecos receberão pela terceira vez na história a Volvo Ocean Race. E tem mais: será a última parada da próxima edição podendo definir o campeão da Volta ao Mundo. A cidade terá a honra de sediar a granfinale pela segunda vez após o sucesso de 2005-06, quando o ABN AMRO I (Holanda) se consagrou vencedor.

"Gotemburgo é o lugar perfeito para encerrar com chave de ouro esse megaevento”, disse o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. "É muito bom saber que, depois de uma aventura de milhares de quilômetros ao redor do planeta, vamos terminar a Volta ao Mundo em uma cidade com know-how para fazer competições esportivas. Os suecos têm infraestrutura e história na modalidade. Estamos ansiosos em ajudar Gotemburgo a fazer o melhor encerramento da Volvo Ocean Race".

Gotemburgo é a sede da Volvo, empresa que dá o nome ao evento. A cidade sediou a Volta ao Mundo nas edições de 2001-02 e 2005-06 e também recebeu o Mundial de Atletismo de 1995 e o Campeonato Europeu de Atletismo de 2006. Outros eventos de nível internacional como o Campeonato Mundial de Patinação Artística de 2008 e a final do Campeonato Europeu de Futebol em 1992 foram realizados em Gotemburgo. Em 2013, os suecos serão os anfitriões do Europeu Indoor de Atletismo.

"As paradas de Gotemburgo da Volvo Ocean Race foram sempre incríveis. Eu me lembro da festa feita em 2002. Havia tanta gente nos recebendo, inclusive na água. Era possível passar de barco para barco até chegar em terra", disse Knut Frostad, que fez o anúncio do retorno da Volta ao Mundo para a cidade sueca durante o Boat Show nesta sexta-feira (1). Ao lado do CEO da VOR estavam o prefeito local, Hulthén Anneli, e a CEO da Gotemburgo & Co, Camilla Nyman.

"A Volvo Ocean Race é um evento mundial e Gotemburgo vai reforçar a sua posição como uma das principais cidades que abrigam competições esportivas do norte da Europa", disse Anneli Hulthén, prefeito de Gotemburgo.

A cidade de Gotemburgo, que está localizada na costa oeste da Suécia, é a quinta parada da Volvo Ocean Race 2014-15 anunciada até o momento. A 12ª edição da Volta ao Mundo começa em Alicante, na Espanha, no segundo semestre de 2014. A primeira escala dos barcos será em Recife, no nordeste do Brasil. Outros portos conhecidos são Auckland, na Nova Zelândia, e Itajaí, no Brasil. O caminho entre Oceania e América do Sul reserva um dos trechos mais difíceis da aventura, o contorno do Cabo Horn. As próximas stopovers serão conhecidas ainda neste mês.

Suécia na Volvo Ocean Race

A Suécia tem uma história de sucesso na Volvo Ocean Race. Gotemburgo, Marstrand e Estocolmo foram sedes do evento e o país teve dois barcos na Volta ao Mundo. O primeiro foi o EF Language na edição 1997-98. O Ericsson 4 em 2008-09 se tornou campeão sob o comando do brasileiro Torben Gragel. A Suécia tem uma lenda na vela oceânica: Magnus Olsson, que participou de seis edições da VOR.

Para a temporada 2014-15, a Suécia terá uma equipe 100% feminina. O time do SCA, patrocinado por uma empresa de produtos de higiene, foi o primeiro a confirmar presença na Volta ao Mundo, que será disputada por um novo projeto barco, o Volvo Ocean 65. O brasileiro Joca Signorini será o diretor técnico. Outra equipe apoiada pelo estado brasileiro de Pernambuco foi anunciada no mês passado.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS