sábado, 20 de abril de 2024
Geral
29/01/2013 | 08:30

Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase

 

O Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase é celebrado no dia 27 de janeiro. Esta semana será de prevenção e orientação nas Unidades de Saúde de Itajaí. A Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica está distribuindo material informativo em todas as unidades de saúde municipais. São cartazes e folders que serão utilizados pelas equipes médicas e de enfermagem para orientar os pacientes nas salas de espera e nas consultas. 

O objetivo é manter as taxas de eliminação da hanseníase na cidade, o que ocorre há mais de 10 anos. Desde então, Itajaí possui incidência inferior a um caso para 10.000 habitantes, com 100% de cura de todos os casos novos, desde 2008, e com pouquíssimos casos de recidiva (termo técnico para reincidência).

“Acredito que esta constante queda das taxas seja conseqüência das ações promovidas pela atenção básica nos anos de 2011 e 2012, com as constantes atividades de educação em saúde, busca ativa de sintomáticos, além da busca e investigação de casos e contatos dos últimos 10 anos”, constata o Secretário de Saúde Paulo José da Silva.

O médico responsável pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Carlos Manuel Corrêa, informa que os casos de hanseníase são mais comuns em quatro regiões da cidade: Jardim Esperança, Imaruí, Rio Bonito e Promorar II.

“As ações de educação em saúde e a busca de sintomáticos devem ser incessantes, já que ainda são encontrados casos com grau de incapacidade física instalado, dando continuidade à cadeia de transmissão”, informa o médico.

O município de Itajaí possui como referência o Programa de Hanseníase, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h no CEREDI, localizado na rua Samuel Heusi nº 120. O telefone para atendimento é: 3908-5726 ou 3908-5647.

Hanseníase

A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa, causada pelo Bacilo de Hansen, ou Mycobacterium Leprae, o qual atinge a pele e terminações nervosas dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, possuindo grande potencial para provocar incapacidades físicas e deformidades.

Os sinais da hanseníase mais comuns são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, em qualquer parte do corpo, que podem ser lisas ou elevadas; caroços avermelhados ou acastanhados; áreas da pele, mesmo sem manchas, que não coçam, mas formigam ou pinicam e vão ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Estes sinais podem se localizar em qualquer parte do corpo, mas ocorrem, com maior freqüência, na face, orelhas, costas, braços, nádegas e pernas.

Outros sinais encontrados são:

§         engrossamento de certos nervos dos braços, pernas e pescoço, acompanhado ou não de dor;

§         aparecimento de caroços ou inchaços, no rosto, orelhas e nas mãos;

§         perda dos pelos nas manchas;

§         perda dos cílios e sobrancelhas (às vezes).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS