quinta, 28 de março de 2024
11/01/2013 | 14:05

Prefeito e Vice prestigiam lançamento de pedra fundamental do Oceana Estaleiro

 

“É difícil encontrar palavras para expressar a minha alegria em estar presente em um momento tão importante para Itajaí. Neste dia, é a cidade que ganha um presente, com o lançamento da pedra fundamental de um empreendimento que vai gerar emprego, renda e desenvolvimento para o município”. Estas foram as primeiras palavras do Prefeito de Itajaí durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Oceana Estaleiro S/A. O ato, que contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais, foi realizado na manhã desta sexta-feira (11), no terreno que vai sediar o estaleiro, no loteamento da Murta, bairro Cordeiros.

Ainda em seu pronunciamento, o Prefeito fez questão de agradecer à Oceana por “reconhecer o potencial e a qualidade da nossa indústria naval”. Segundo ele, o avanço na pesquisa e na atividade petrolífera dão a certeza de que o Brasil está no caminho certo e Itajaí se sente honrada em fazer parte deste processo.” Para o Prefeito, o grande diferencial da cidade é a diversificação de sua economia. “Isso dá a certeza de que o futuro será um sucesso. E o sucesso da Oceana é o sucesso de Itajaí”. Ele destacou, ainda, a responsabilidade que o município deve ter, agora, junto ao Senai e à Oceana, para preparar e qualificar a mão de obra que deve ser absorvida pela empresa, que começa a contratar sua equipe a partir de junho.

Falando em nome do grupo, o presidente do Conselho de Administração da Oceana, Ivo Godói Júnior, apresentou alguns dados técnicos sobre a atividade petrolífera. Segundo ele, o início da construção deste, que será um dos mais modernos estaleiros do país, ocorre justamente no momento em que se verifica uma “gigantesca demanda por infraestrutura no Brasil, onde nos próximos anos devem ser investidos cerca de R$ 800 bilhões. E deste montante, 40%, cerca de R$ 350 bilhões, serão investidos especificamente no setor de petróleo e gás”. Com isso, até 2020 a Petrobras pretende aumentar a produção de dois milhões de barris/dia para quatro milhões de barris/dia, retirando petróleo em até sete mil metros de profundidade. “Este é o desafio: construir embarcações que suportem a atividade”.

Neste contexto, Ivo Godói citou que a escolha da Oceana por Santa Catarina e especificamente por Itajaí, não foi por acaso, tanto face aos incentivos e atrativos oferecidos à empresa quanto pela localização e vocação do município para a atividade. “Não há cidade no país com vocação maior para o segmento do que Itajaí. E esta vocação natural não é de hoje. É resultado de administrações que souberam desenvolver a cidade como polo naval”, finalizou.

Falando em nome do Governador do Estado, a secretária em exercício do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lúcia Gomes Dallagnelo, destacou que ficou feliz em ouvir do presidente do Conselho da Oceana o reconhecimento aos incentivos oferecidos para a vinda da empresa e também, pela preocupação do grupo com a sustentabilidade ambiental, social e econômica da comunidade em que se insere. “Por isso, parabenizo ao Prefeito e à Vice-Prefeita de Itajaí pela capacidade de atrair empreendimentos de alto nível, como este”, encerrou.

Depois dos pronunciamentos, o Prefeito e a Vice-Prefeita fizeram o descerramento da placa comemorativa ao lançamento da pedra fundamental do Oceana Estaleiro e foi lacrada uma urna com itens que serão enterrados em uma cápsula do tempo. Na urna, foram depositados itens como o projeto do estaleiro, um jornal do dia, postais atuais da cidade e mensagens manuscritas por convidados da solenidade. Esta cápsula do tempo só deve ser reaberta em dez anos.

O Estaleiro

O Oceana Estaleiro vai ocupar uma área de 310 mil m2 e poderá empregar até 300 funcionários em sua construção, e até mil empregados quando estiver em plena operação. Depois de concluído, o estaleiro terá capacidade de produção de quatro a seis embarcações de apoio à produção de petróleo e gás em alto-mar por ano. Estas embarcações são usadas para levar suprimentos e tripulação às plataformas, e também para realizar manobras dessas unidades de produção. De acordo com previsões do Grupo Oceana, o processamento de aço para a construção de embarcações deve iniciar no final de 2013, com entrega da primeira embarcação para 2015.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS